quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pai Nosso 4 - Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia



Estamos na quarta parte deste estudo sobre a oração do “Pai Nosso” vimos algumas coisas relevantes já sobre esta oração. Vamos ver agora a parte que diz “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”. Através desta parte, podemos ver a simplicidade Jesus ao pedido para o Pai que estás no céu, pedindo simplesmente o alimento do dia. E nós temos essa mesma simplicidade? Ou somos gananciosos e pedimos coisas egoístas e absurdas a Deus?

Jesus está preocupado com que os seus ouvintes ali não sejam gananciosos. Jesus sabe que Deus cuidará de seus filhos nos mínimos detalhes. No antigo testamento existe uma passagem relatada que diz “nunca vi o justo desamparado, nem a sua descendência mendigar o pão”. E isso serve de lição para nós.
No Novo Testamento Jesus diz, o pai que está no céu acaso não veste as plantas e as flores do campo? Não da alimento a elas todos os dias sem que elas façam o menor esforço? Quanto mais a vocês que são filhos dele, basta a cada dia o seu próprio mal.

O pão nosso Deus dará a cada dia, simplicidade para Deus é algo incrível. Sejamos simples em nossas conversas com Deus. Não peçamos coisas extravagantes, mas façamos como Jesus fez, aprendamos com sua simplicidade. Pois basta nos preocuparmos com cada dia. Deixemos o amanhã, pois ele pertence a Deus.


Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pai Nosso 3 - Seja feita tua vontade



A terceira parte da famosa oração do “Pai Nosso” que iremos analisar diz “Venha o teu Reino; SEJA FEITA A TUA VONTADE, assim na terra como no céu.” Jesus ensina-nos a dizer que a vontade de Deus seja feita. Muitas vezes não pensamos nos planos de Deus para nós, e saímos lhe pedindo coisas absurdas, mas e se o que estamos pedindo caminha contra a vontade de Deus, o que devemos fazer?

É muito comum sairmos em nossas orações pedindo coisas a Deus sem o menor cuidado. Mas não devemos fazer desta forma. Deus sempre responde as nossas orações seja com uma resposta positiva ou negativa. Por isso devemos tomar muito cuidado com o que pedimos a Ele. Em nosso coração deve estar acima de qualquer coisa o desejo de fazer a vontade de Deus.

Jesus como nós, fazendo-se homem, sentiu medo e orou dizendo “Pai, se possível afaste de mim este cálice.” Mas espera um minuto, Jesus foi crucificado, então quer dizer que Deus não atendeu a oração de Jesus? Não, não, não, nada disso, a oração de Jesus não termina por ai, logo em seguida ele diz “... mas acima de tudo seja feita tua vontade.” Ou seja, Deus atendeu a oração de Jesus fazendo conforme era da sua vontade.

Muitas vezes oramos pedindo que Deus faça a sua vontade em nossas vidas, mas nem sempre estamos realmente dispostos a fazer sua vontade, dizemos isso por mera religiosidade.

O meu desejo é que Deus use nossas vidas da maneira que Ele quiser, mas temos que nos colocar a disposição para que isso aconteça. E ao orarmos, que o façamos de maneira correta, e dessa forma Deus sempre vai atender nossos pedidos. Que acima de tudo seja feita a vontade de Deus.

Amém


Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pai Nosso 2 - Santificado seja o Teu nome



Pai nosso, que estás no céu, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. Essa segunda parte da oração do pai nosso nos diz que o nome de Deus deve ser santificado. Mas como devemos santificar o nome de Deus? O nome de Deus já não é santificado o suficiente? Eu que tenho que tornar o nome de Deus santo? São perguntas que fazemos a este texto.
Logo de cara quero deixar claro que o nome de Deus é Santo, é nome sobre todo o nome. Em momento algum ele depende de nós para ser santificado, ou para tornar-se mais santo. Mas então por que Jesus nos manda orar desta forma?

Santificado seja o teu nome, é uma forma de reconhecermos que o nome de Deus é Santo, é um exercício para nós mesmos. Nós devemos reconhecer a santidade de Deus, devemos saber orar apenas louvando e engrandecendo o nome de Deus. É muito fácil ficarmos pedindo coisas a Deus, e também às vezes é fácil agradecê-lo quando tudo esta bem. Mas devemos gastar tempo engrandecendo o nome de Deus, não que dessa forma o nome de Deus será exaltado, mas para nós termo consciência disso, para nós exercitarmos a reconhecer o quanto Deus é maravilhoso e majestoso.

Também devemos santificar o nome de Deus com nossas atitudes. Ao carregarmos o “titulo de cristão” estamos representando de certa forma o nome de Deus. Então devemos tomar muito cuidado com o que fazemos. Pare um minuto e pense. Reflita se suas atitudes têm santificado o nome de Deus.

Que Deus nos ajude a santificar o seu nome, de todas as formas. Tanto para com as outras pessoas com as nossas atitudes, como também para com nós mesmos, reconhecendo a santidade de Deus o Todo Poderoso Senhor das nossas vidas.



Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pai Nosso - 1



Jesus ensinou a oração do “Pai nosso” durante o seu sermão do monte, tentando dessa forma ensinar-nos a orar de forma simples e objetiva, agradecendo e falando de nossas necessidades básicas. Mas a oração do pai nosso não é tão simples e básica quanto parece. Em uma pequena serie de estudos tentaremos compreender um pouco mais sobre a oração do pai nosso.

Analisando somente essas duas pequenas palavras podemos tirar grandes conclusões. “Pai Nosso”. Pai, está palavra é muito forte e especial para as pessoas, Jesus chama Deus de pai, pois de fato Ele é seu filho. Muitas pessoas dizem erroneamente todos são filhos de Deus, porem todos são criaturas de Deus, filhos de Deus são somente aqueles que o aceitaram Jesus como Senhor e salvador de suas vidas.

A palavra “nosso” também inserida logo no começo da oração, indica sentido de comunidade, uma oração que não deve ser feita de forma egoísta. Hoje estamos muito acostumados a orar pelos anseios, “ficamos olhando apenas para o nosso umbigo”. Cantamos as musicas na igreja na primeira pessoa do singular. Será que Jesus não queria nos instruir sobre o conceito de comunidade, de nos preocuparmos uns com os outros?

O que temos feito em nossas orações hoje? Fazemos pedidos incessantes para nosso beneficio ou fazemos pedidos em benefícios comunitários? Temos pensado em Deus como MEU PAI? Ou temos visto Deus como o PAI NOSSO?
Que o PAI NOSSO que estás no céu cuida de nós e coloque em nosso coração a preocupação com nossos irmãos, para que dessa forma deixemos de ser egoístas.



Lucas Fernando Borba dos Santos