segunda-feira, 30 de março de 2009

A hora do planeta


Uma ótima idéia para tomarmos consciencia que o nosso planeta está gritando por socorro. Não devemos esperar por estes protestos para isso, devemos estar sempre atentos e tomando medidas ecológicas.
Devemos estar ligados na "vida do planeta" e não na hora do planeta.

sábado, 21 de março de 2009

Viva Cristo, se necessário fale - Amizades


Conhecemos um ditado popular que diz “diga com quem andas, e direi quem tu és”. Nosso circulo de amizade revela muitas coisas as pessoas. Podemos interpretar esse ditado da seguinte maneira. A primeira é que seremos iguais as pessoas que convivemos, se são racistas também seremos, se são bandidos também seremos, se são “boas pessoas” também seremos.

Mas não é bem assim que deve funcionar, devemos estar envolvidos com todos os tipos de pessoas, sendo elas cristãs ou não, pois o próprio Cristo disse: “eu vim para os perdidos e não para os salvos”

Vivermos Cristo neste contexto é muito importante para que essas pessoas sintam a diferença em nossas vidas. Pois se estamos no meio delas é para sermos diferentes, para que esse ditado não se cumpra em nossas vidas. São com pequenos gestos que as pessoas vêem a diferença em nossas vidas, e muitas vezes podem ter suas vidas transformadas.

Muitas vezes queremos fazer muita coisa ao mesmo tempo, mas temos que ir com calma, uma coisa de cada vez. Sem nos precipitarmos, e as amizades devem funcionar desta maneira, com calma e tranqüilidade, deixando que Deus haja na vida das pessoas através de nossas atitudes.

“Podemos mudar o mundo com um pequeno gesto de carinho e amor de cada vez”





Lucas Fernando Borba dos Santos

sexta-feira, 13 de março de 2009

Viva Cristo, se necessário fale - Familia


É com a nossa família onde crescemos e nos desenvolvemos, é com nossa família que aprendemos praticamente tudo em nossa formação. Aprendemos a andar, aprendemos a falar e muitas outras coisas.

Dentro de nossa família, temos uma oportunidade de viver a Cristo também, sem precisarmos falar diretamente de seu amor, podemos mostrar para a nossa família com nossas atitudes esse amor, sendo ou não seguidores de Cristo sua família.

Também podemos mostrar isso para as outras pessoas, aqueles que vêem de fora, pode se espelhar e sentir a presença de Deus através de sua família. Devemos dar muito valor a nossa família, pois é com ela que sempre poderemos contar quando precisarmos.

É comum que em todas as famílias haja discussões, brigas e desentendimento, pois isso ocorre em todos os lugares onde existe relacionamento, e com a intimidade isso ocorre de maneira mais fácil.


Lucas Fernando Borba dos Santos
Mas isso deve ser controlado, Deus deve estar a frente da família, por isso devemos controlar o que acontece com nossas famílias. E para isso devemos pedir a Deus que nos abençoe para que tenhamos calma quando necessário, e também possamos ser firmes e rígidos quando preciso, e tomarmos sempre a atitude mais sensata de acordo com Deus.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Viva Cristo, se necessário fale - Palavras


Outra maneira de viver o evangelho é com as palavras, não diretamente pregando o evangelho, mas sim usando as palavras adequadas para o nosso vocabulário. Tem coisas que não devem ser ditas por nós, que acreditamos e seguimos o evangelho.

Mas existem uma serie de coisas que influenciam o nosso vocabulário, uma delas é a regionalização. Em cada lugar falamos de um jeito diferente, com palavras diferentes em cada cultura. Uma mesma palavra pode ter um significado em um lugar, e em outro lugar terá um significado completamente diferente.

Outro fator de influencia é a maneira como falamos, podemos dizer a mesma coisa de varias maneiras diferentes, com intensidades diferentes. Devemos tomar cuidado como a pessoa irá receber o que você está falando.

Também existem as gírias que falamos, que também é algo muito regional, apenas devemos tomar cuidado onde as falamos, para que as pessoas não entendam de maneira errada.

Tudo aquilo que falarmos deve de certa forma abençoar as pessoas. A bíblia nos diz que não deve sair de nossas bocas palavras torpes.

Que nossas palavras sejam mais uma forma de testemunharmos a Cristo.



Lucas Fernando Borba dos Santos

segunda-feira, 2 de março de 2009

Viva Cristo, se necessário fale - Amor


Essa é uma das frases mais conhecidas de Francisco de Assis. Eu gosto muito desta frase, por tudo que ela representa, se formos verdadeiros servos de Cristo, não cabe a nós anunciarmos a ele com palavras. Existe varias maneiras de vivermos a Cristo, e em alguns textos pretendo falar sobre algumas maneiras de vivermos a Cristo.

A primeira maneira de vivermos a Cristo é amando ao próximo, cada atitude que temos reflete um sentimento, seja ele de raiva, amor, carinho, tristeza, alegria. Tudo isso é refletido em tudo o que fazemos, e muitas vezes estamos sendo observados por alguém. E essa pequena atitude pode mudar a vida de alguém sem você ao menos saber.

Apesar disso, não devemos fazer as coisas pensando no que os outros vão pensar ou dizer, mas sim pelo amor ao próximo e por amor a Deus.