quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Não construa sua casa sobre a areia


Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina;
porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.


Estamos vivendo dias difíceis, onde varias catástrofes naturais relacionadas a chuvas do mês de verão que tem assolado varias cidades do nosso país. Quanta dor, quanta tristeza e quanta falta de esperança enchem o coração de nossa gente. Famílias, casas e até cidades inteiras sendo arrastadas pelas fortes chuvas do inicio deste ano. Certamente essa não é a melhor maneira de se começar um ano, então perguntamos: O que essas pessoas vitimas das chuvas podem esperar deste ano que se inicia? O que nós podemos refletir diante das varias circunstancias de perigo que poderemos enfrentar no ano de 2010?

O texto acima relata o final de uma conversa que Jesus teve com seus discípulos e as multidões; neste sermão da montanha, Jesus desafia os seus seguidores tratando de assuntos de grande relevância, tais como as bem aventuranças, amor ao próximo, ajuda aos necessitados, amor aos inimigos, jejum, os tesouros do céu e as preocupações da vida. E no final deste sermão Jesus os alerta para que sejam prudentes praticando os seus ensinamentos, fazendo assim uma comparação entre dois homens; aquele que constrói a sua casa sobre a areia, e aquele que constrói a sua casa sobre a rocha.

Nas duas casas usadas como exemplo por Jesus são submetidas às mesmas dificuldades ”e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa”. (vs25 e 27). Mas havia uma diferença entre o homem prudente e o homem insensato, é que o homem prudente construiu a sua casa sobre a rocha, e mesmo com essas dificuldades ela permaneceu intacta, e o homem insensato a edificou sobre a areia, sendo assim grande a sua ruína.

Nesses últimos dias vimos varias construções sendo destruídas pela força da natureza, mas também pela imprudência de seus construtores, como podemos perceber em Angra dos Reis – RJ. Varias casas sendo construídas próximas a praia em terrenos inapropriados para construção, mas também de grande lucro através dos seus alugueis. Infelizmente, depois das tragédias que vimos, é que a defesa civil e os órgãos governamentais fiscalizam o assoreamento das nascentes, que são brutamente desviadas com finalidades de construir essas residências de luxo nas encostas dos morros próximos as praias.

Lamentamos profundamente as perdas irreparáveis de pessoas atingidas pelas chuvas e oramos por todas as famílias que estão passando por esta angustia, para que o consolo de Deus e a sua provisão possam alcançá-los, mas também percebemos o alerta de Jesus para sermos prudentes e obedientes a sua palavra, construindo e edificando nossas casas, sonhos e projetos para o ano de 2010 sobre a rocha que é Cristo.Em Cristo temos a segurança, a estabilidade e a firmeza para todas as decisões de nossa vida.


Lucas Fernando Borba dos Santos
William de Souza Ramos

Nenhum comentário: