quarta-feira, 27 de abril de 2011

Se Deus existe


Se Deus existe, se Ele é real, certamente nenhum homem pode dizer o que Ele pode ou não fazer: Deus é soberano.

Se Deus existe, não há como tentar estudá-lo, mensurá-lo ou até saber o seu nome, pois não há nome que possa suportar um Deus verdadeiro: Deus é ilimitado.
Se Deus existe, Ele certamente não fica preso no interior de edifícios, nem se limita a trabalhar apenas em determinadas culturas ou povos: Deus é de todas as nações.

Se Deus existe, obviamente, nem a ciência mais avançada, nem a religião de espiritualidade mais elevada podem apreendê-lo: Deus é sublime.
Se Deus existe, é claro que Ele não nos força a amá-lo, porque se não há arbítrio, não há amor: Deus ama verdadeiramente.

Se Deus existe, o pecado humano não é o grande problema a ser resolvido, mas a separação que este criou: Deus é relacional.

Se Deus existe, com certeza Ele não é aquele patrão que cobra uma obediência cega por parte dos seus funcionários. Pelo contrário, é um Amigo que simplesmente aponta para o melhor caminho: Deus é o cara.

Se Deus existe, Ele não precisa que você faça isso ou aquilo, Ele deseja que você creia que Ele fez tudo por você: Deus quer o coração.

Se Deus existe, Ele está no meio da humanidade, vivendo e compartilhando das dores humanas e não lá, num lugar paradisíaco, onde tudo é bom, perfeito e agradável simplesmente exigindo de nós o que Ele mesmo sabe que não podemos cumprir: Deus está aqui e em nós.

Se Deus existe, Ele é Todo-Poderoso sem precisar usar de poder ou autoritarismo: Deus é amor, e o amor é o maior poder que há.

Se Deus existe, de fato, “Ele não existe, pois existência é algo que limita um período de vida, e isso é inerente ao homem. Deus é, pois o ser é eterno”*.



* Paráfrase Professor Elias Binja

Autor: Jailson de Souza

Nenhum comentário: