terça-feira, 9 de setembro de 2008

Existe uma chance de ser novamente feliz


“Brasil, olha pra cima. Existe uma chance de ser novamente feliz. Brasil há uma esperança. Volta teus olhos pra Deus, o Justo Juiz.”

Este é um trecho da musica de João Alexandre, um grande compositor da música brasileira. Ao ouvir esta música comecei analisar este trecho em especial. Brasil olha pra cima. Existe uma chance de ser novamente feliz. Existe uma chance? Será que essa chance existe mesmo. Indo um pouco mais a fundo. O Brasil já foi feliz? O que é a felicidade de uma nação? Felicidade é sermos campelos mondais? Caso seja o Brasil foi cinco vezes feliz. Felicidade é conquistar uma medalha de ouro nas olimpíadas? Então somos felizes umas seis ou sete vezes a cada quatro anos. Você acha realmente que o Brasil já foi feliz?

Diga-me sobre a família de classe baixa que muitas vezes não tem o que comer. Quando eles foram felizes? Quando os mendigos que passam as noites frias debaixo de um viaduto foram felizes? Em um país assim existe felicidade? Você consegue dorme muito confortável em sua cama toda noite. Ainda mais depois de um belo prato de janta.

Mas será de fato isso a felicidade? Obviamente não. Por isso analisei bem o complemento desta parte da musica. Brasil há uma esperança. Volta teus olhos pra Deus, o Justo Juiz. Realmente existem muitas pessoas vivendo em condições subumanas como eu citei acima. Elas podem estar sofrendo muito, mas existe uma esperança, existe algo que pode tornar este sofrimento em alegria.

Todos nós passamos por dificuldades em nossas vidas. Alguns mais, outros menos. Mas a solução para todos é uma só. Voltarmos nossos olhos pra Deus, o Justo Juiz. Devemos nos entregar totalmente em suas mãos. E ele tornará o nosso pranto em riso.

Mas a injustiça social continua. Enquanto isso vai fazendo o que podemos. E vamos continuar orando para que as autoridades que nos elegemos, façam o papel, e que nos nunca nos esqueçamos de fazer o nosso papel.

“Buscai em primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 06:33 (Leia o capitulo seis de Mateus).


Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: