domingo, 2 de novembro de 2008

Os dois lados da moeda


Muitas vezes em certas fases da vida, como na adolescência, passamos por fases muito difíceis. Nós adolescentes dizemos que somos incompreendidos, ficamos revoltados como todos, principalmente com nossa família, mais em especial ainda, com nossos pais.

Ficamos rebeldes, gostamos de desobedecer tudo o que eles dizem, as vezes sem motivos, só pra contrariá-los. Mas na maioria das vezes, não fazemos isso a toa, temos nossos motivos, e fazemos justamente em tentativa, provavelmente frustrada de sermos compreendidos.

Aquela nota ruim que tiramos na escola, talvez não seja culpa nossa. Aquela taça de cristal quebrada, com certeza foi sem querer. E aquele soco no irmão? Não foi sem querer mais valeu a pena não é?

Realmente esta é uma fase muito difícil, mas ao mesmo tempo muito proveitosa. Época de paqueras, de conhecer gente nova, de sair com os amigos de uma maneira que talvez não poderá aproveitar no futuro.

E como pode ser feito isso? Como podemos aproveitar sem brigar com os pais? Como Fazer com que eles deixem você ir naquele lugar onde você quer tanto ir, mas ele não deixa.

Muitas vezes nós vamos nos dar mal mesmo, faz parte da vida, não podemos ganhar todas, mas tente ser amigo dos seu pais, tente fazer o que eles pedem se for possível a você. Se não conseguir ser amigo de seus pais, procure alguém de confiança com quem você possa falar sobre estes assuntos. Pode falar sobre namoro, sexo, drogas, e tudo mais que tiver curiosidades.

Mas lembre-se que nunca haverá ninguém que substitua seus pais. Por mais que ouçam isso e não acreditem é verdade. Tudo o que eles fazem é por que eles nos amam.

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenha vida longa na terra” (Êxodo 20:12)
Afinal, quem não quer viver bastante e aproveitar o que a vida tem para nós?


Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: