quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As comparações - Ouvir


Começa hoje uma série de três textos, que fazem comparações entre o homem prudente e o homem insensato. Tendo como base o texto do evangelho de Mateus, no capitulo sétimo, verso de numero vinte quatro em diante.

A primeira característica do homem insensato é o “OUVIR” no versículo 26. “Mas quem OUVE estas minha palavras e não as pratica, é como um HOMEM INSENSATO...”
Assim como o insensato a primeira característica do homem prudente é o “OUVIR” como podemos perceber no versículo 24. “portanto quem OUVE estas minhas palavras e as pratica é como um HOMEM PRUDENTE, que construiu a sua casa sobre a rocha”.

Ambos possuem a característica auditiva, mas o que é ouvir? Esta palavra pode ter vários significados, dependendo de seu contexto, na maioria das vezes com muita semelhança, mas alguns detalhes podem fazer grande diferença. No caso do homem prudente o do homem insensato a palavra ouvir tem o simples sentido de ter o sentido da audição (uma das definições do dicionário Michaelis). Ambos ouvem a voz de Deus. Mas como nós podemos ouvir a voz de Deus? Lendo a palavra de Deus, pois Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. E a palavra de Deus foi revelada a nós através das Bíblia, que é o nosso manual de fé e pratica. Muitas pessoas tem dificuldade para orar, não tem o que dizer para Deus. Começam a orar e as palavras somem da mente. Isso é resultado da falta de leitura da bíblia. Ao lermos a bíblia estamos ouvindo a Deus, e nos aproximando dele, aumentando a intimidade, e dessa forma as nossas orações, que são conversas com Deus fluem muito mais facilmente.

Além disso, é necessário que nós estejamos dentro do corpo de Cristo, fazendo parte da comunhão. Pois Deus fala conosco através do seu povo. E devemos estar atentos para a voz de Deus, devemos ouvir as coisas certas. Devemos ter discernimento do que estamos ouvindo, saber se aquilo provem de Deus, pois existem muitas “vozes” querendo nos enganar. No livro do profeta Ezequiel capitulo 7 verso 5 a palavra de Deus nos diz que melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir a canção do tolo.

Todos nós temos a capacidade de ouvir a voz de Deus, através de varias maneiras, e isso implica em alguma atitude de nossa parte. O que faremos após OUVIR o que Deus nos fala? Vamos deixar que entre por um lado e saia pelo outro?
O homem prudente ouviu as palavras de Jesus, assim também foi com o homem insensato, mas o qual atitude foi tomada por cada um? E nós, o que faremos após ouvir a voz de Deus?


Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: