quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As comparações - Praticar


A prática de algo sempre requer algum esforço, não é tão simples. Isso está relacionado com rotina e regras. Não somente nos mandamentos do Senhor, mas em muitas outras áreas. Para ter uma vida saudável é preciso regrar a alimentação, manter a disciplina na área dos esportes praticando exercícios regularmente. Assim também nos estudos, na musica, no trabalho, e tudo mais.

Diferentemente da primeira característica, desta vez ambos não tem igualdade na área da pratica. Apesar de terem ouvido as mesmas palavras, o HOMEM INSENSATO não as coloca em PRATICA. Já o HOMEM PRUDENTE as coloca em PRATICA.

Para praticar o HOMEM PRUDENTE tem que se esforçar, tem que dar o melhor de si. Muitas vezes é necessário abrir mão de varias coisas que seriam de sua vontade para colocar as palavras que ouviu em pratica. O PRATICAR requer abdicação de vontades. Assim como para ter uma alimentação saudável é necessário abrir mão da gordurinha, ou também para uma boa saúde é necessário dormir um pouco a menos.

O não PRATICAR implica em ir contrario a palavra de Deus. Ir na contra mão da vontade de Deus. O não praticar significa estar em pecado. E romanos 6:23 nos diz que o salário do pecado é a morte. Portanto quem ouve a palavra de Deus e não a coloca em pratica, está cavando a sua própria sepultura. Não sejamos como o HOMEM INSENSATO, que ouve a palavra, sabe o que fazer, mas não o faz. Não coloca em PRATICA. Mas Sejamos como o HOMEM PRUDENTE, que faz a vontade do senhor, pois a continuação do versículo de romanos é a seguinte. “O salario do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus o nosso Senhor.
Portanto quem pratica as palavras do nosso Senhor, possui o dom gratuito da vida eterna.

A intenção de Jesus no fim do seu grande discurso é exatamente incentivar as pessoas a colocarem suas palavras em pratica. As pessoas eram acostumadas a ouvir os mestres da lei, escribas e fariseus. Jesus era criticado por estes, mas ele toma o cuidado de dizer que não veio para abolir a lei nem os profetas, mas sim para cumpri-los. E diferentemente dos mestres da lei, Jesus ensinava com autoridade como diz no versículo 29 do capitulo sétimo. Encorajando assim as pessoas a praticarem a lei e os ensinamentos dos profetas. Por amor a Deus e não por medo das conseqüências, não de forma terrorista.

Ao praticar as palavras de Deus a felicidade é uma promessa de Deus para a nossa vida, e Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, portanto as promessas de Deus sempre são cumpridas em nossa vida. Feliz é aquele que PRATICA as palavras de Deus.

Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: