quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As comparações - Edificar


A edificação é o resultado da pratica ou não pratica daquilo que foi ouvido. O HOME PRUDENTE OUVIU E PRATICOU as palavras ditas por Jesus. Já o HOMEM INSENSATO também OUVIU, porem NÃO AS PRATICOU. Ambos conseguem edificar a sua casa, mas em locais diferentes.

O HOMEM INSENSATO edificou a sua casa sobre a areia teve menos trabalho pra construí-la, mas um dia chegaram às adversidades e elas o atacaram por todos os lados. A chuva vinda de cima, os rios enchendo-se vindo de baixo, e os fortes ventos o atacando pelos lados. E a casa do HOMEM INSENSATO caiu, e foi grande a sua queda, como diz no versículo 27.

Nos dias de hoje estamos vivenciando episódios lamentáveis. Casas desabando, enchentes tomando conta de cidades inteiras, ventos fortíssimos devastando casas. Estamos vendo pessoas perderem tudo. A água levando embora o pouco que as pessoas tem. Vemos exatamente o que é citado por Jesus. Chuva castigando as pessoas, enchentes dominando e ventos devastando. E as pessoas pagando um alto preço por terem construído suas casas na “areia”. Construíram casas em locais não aconselhados, a beira de encostas, nos barrancos, sem o alicerce necessário. E o resultado foi este. E foi grande a sua queda. Infelizmente a todo o momento que ligamos a TV é isso o que vemos. E como dói nosso coração ver coisas desse tipo, como é ruim receber essas noticias. Certamente, pois isso não é o plano de Deus.

Deus não se entristece como nós ao ver isso. Deus da chance as pessoas, mas elas agem como um HOMEM INSENSATO que edifica a sua casa alicerçada na areia.
Porem quem OUVE as palavras de Deus e as coloca em PRÁTICA, é como um HOMEM PRUDENTE, que edificou a sua casa sobre a rocha. Vieram sobre ele as mesmas adversidades e elas o atacaram por todos os lados. A chuva vinda de cima, os rios enchendo-se vindo de baixo, e os fortes ventos o atacando pelos lados. Mas o HOMEM PRUDENTE permaneceu firme, pois a sua casa estava EDIFICADA sobre a rocha. Pois após de ter OUVIDO as palavras não as deixou de lado, esforçou-se, abriu mão de privilégios, sacrificou-se para fazer a vontade de Deus, e mesmo com as adversidades permaneceu firme.

A palavra do Senhor diz que as tentações que temos de enfrentar, são as mesmas que todos enfrentam, mas Deus cumpre sua promessa, e não deixa que soframos além daquilo que se pode suportar.


Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: