quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um pouquinho de Filosofia


Se o homem se encontra na menoridade não pela falta de entendimento, mas pela falta de decisão e coragem, não tem direção na vida. Mas e se isso ocorrer por outro motivo? Se o homem encontra-se na menoridade por outra circunstancia não pode ser considerado culpado. A grande maioria dos homens se encontra culpados na menoridade pela preguiça e covardia. A sociedade nos estimula a fazer isso. O sistema capitalista tem sempre uma solução pronta para nos oferecer, deixando-nos sempre acomodados.

Pelo fato do homem estar acostumado com a “vida boa” que ele tem na menoridade isso torna muito difícil deixar de viver assim. Segundo Immanuel Kant o homem chega a criar amor pela menoridade e não se importa de viver sempre assim. Kant diz ainda que é muito inseguro sair da menoridade, por isso são poucos que conseguem dar um salto seguro, da menoridade para liberdade.

Isso é perfeitamente possível, se a liberdade deseja for conseguida, é de responsabilidade de tal pessoa, que ajudem outras a saírem da menoridade, mesmo sendo que ela não seja capaz de tirar ninguém da menoridade, a não ser que a própria pessoa deseje praticar tal ação.

Professores, padres, pastores, políticos, entre outros deveriam trazer o publico que tem em seu alvo para a liberdade, tirando-os da menoridade, porem na grande maioria das vezes o que acontece é a manipulação, para que os que estão na liberdade tenham controle sobre aqueles que estão na menoridade, porem como isso pode ocorrer? Se na verdade quem não está na menoridade, e foi para a liberdade não tem esse tipo de comportamento ou pensamento. Seria esta uma falsa liberdade?

Segundo Kant não pode-se dizer que vivemos uma época esclarecida, mas sim de esclarecimento. De tal forma creio eu que talvez nunca conseguiremos viver uma época esclarecida, viveremos sempre no esclarecimento aqui neste mundo. Porem não devemos desistir do esclarecimento, devemos continuar lutando para a liberdade, de tal forma que possamos almejar que todos saiam dessa menoridade para a liberdade.

Lucas Fernando Borba dos Santos

Texto baseado na obra “O que é o esclarecimento?” de Immanuel Kant

Nenhum comentário: