quarta-feira, 5 de maio de 2010

O desafio bíblico da espiritualidade cristã



Nos tempos de pós-modernidade houve uma grande banalização da espiritualidade, muitas pessoas usam o termo, sem ao menos o conhecerem, e muitos ainda pior, possuem um falso conceito da palavra. Vemos muitas pessoas buscarem a espiritualidade, pessoas de todas as religiões, ou até mesmo pessoas que não possuem religião.

É um assunto que entramos com facilidade nos dias de hoje, e isso é um mal sinal, porque quando pessoas falam muito de um determinado assunto, é porque isso precisa ser melhorado, por exemplo, se falam muito sobre colesterol, é um sinal ruim, quer dizer que as pessoas precisam cuidar mais de seu nível de colesterol e com a espiritualidade é a mesma coisa. Nos dias de hoje podemos ver muitas almas carentes, e com isso recorrem para todo tipo de doutrina, buscando a “paz interior”.
Uma grande dificuldade nos dias de hoje para uma espiritualidade saudável, é o divorcio entre Teologia e Espiritualidade.

As pessoas não conseguem mais enxergar isso como algo unido, que não pode haver a existência de um sem o outro. Para alguns o que é essencial é a teologia, o conhecimento, e estes normalmente possuem certo preconceito com os que buscam a espiritualidade. Já para outros que buscam a espiritualidade, o poder de Deus, de nada importa o conhecimento, o que vale mesmo é a dependência do Espírito Santo, e criticam os que buscam o conhecimento.

Na verdade temos um duplo desafio, de buscar uma Teologia espiritual, e uma Espiritualidade teológica. Ambas as coisas não podem existir separadamente. Se buscarmos o conhecimento da palavra de Deus, isso virá junto com o seu poder sobre nossa vida, não é possível que haja conhecimento na palavra de Deus sem o seu poder revelado a nós. Toda a pessoa que lê a escritura sagrada e a entende, é tocada pelo poder de Deus.


Lucas Fernando Borba dos Santos

Nenhum comentário: