segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pai Nosso 2 - santificado seja o teu nome



Pai nosso, que estás no céu, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. Essa segunda parte da oração do pai nosso nos diz que o nome de Deus deve ser santificado. Mas como devemos santificar o nome de Deus? O nome de Deus já não é santificado o suficiente? Eu que tenho que tornar o nome de Deus santo? São perguntas que fazemos a este texto.

Logo de cara quero deixar claro que o nome de Deus é Santo, é nome sobre todo o nome. Em momento algum ele depende de nós para ser santificado, ou para tornar-se mais santo. Mas então por que Jesus nos manda orar desta forma?
Santificado seja o teu nome, é uma forma de reconhecermos que o nome de Deus é Santo, é um exercício para nós mesmos. Nós devemos reconhecer a santidade de Deus, devemos saber orar apenas louvando e engrandecendo o nome de Deus. É muito fácil ficarmos pedindo coisas a Deus, e também às vezes é fácil agradecê-lo quando tudo esta bem.
Mas devemos gastar tempo engrandecendo o nome de Deus, não que dessa forma o nome de Deus será exaltado, mas para nós termo consciência disso, para nós exercitarmos a reconhecer o quanto Deus é maravilhoso e majestoso.

Também devemos santificar o nome de Deus com nossas atitudes. Ao carregarmos o “titulo de cristão” estamos representando de certa forma o nome de Deus. Então devemos tomar muito cuidado com o que fazemos. Pare um minuto e pense. Reflita se suas atitudes têm santificado o nome de Deus.

Que Deus nos ajude a santificar o seu nome, de todas as formas. Tanto para com as outras pessoas com as nossas atitudes, como também para com nós mesmos, reconhecendo a santidade de Deus o Todo Poderoso Senhor das nossas vidas.



Lucas Fernando Borba dos Santos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pai Nosso 1



Jesus ensinou a oração do “Pai nosso” durante o seu sermão do monte, tentando dessa forma ensinar-nos a orar de forma simples e objetiva, agradecendo e falando de nossas necessidades básicas. Mas a oração do pai nosso não é tão simples e básica quanto parece. Em uma pequena serie de estudos tentaremos compreender um pouco mais sobre a oração do pai nosso.

Analisando somente essas duas pequenas palavras podemos tirar grandes conclusões. “Pai Nosso”. Pai, está palavra é muito forte e especial para as pessoas, Jesus chama Deus de pai, pois de fato Ele é seu filho. Muitas pessoas dizem erroneamente todos são filhos de Deus, porem todos são criaturas de Deus, filhos de Deus são somente aqueles que o aceitaram Jesus como Senhor e salvador de suas vidas.

A palavra nosso também inserida logo no começo da oração, indica sentido de comunidade, uma oração que não deve ser feita de forma egoísta. Hoje estamos muito acostumados a orar pelos anseios, “ficamos olhando apenas para o nosso umbigo”. Cantamos as musicas na igreja na primeira pessoa do singular. Será que Jesus não queria nos instruir sobre o conceito de comunidade, de nos preocuparmos uns com os outros?

O que temos feito em nossas orações hoje? Fazemos pedidos incessantes para nosso beneficio ou fazemos pedidos em benefícios comunitários? Temos pensado em Deus como MEU PAI? Ou temos visto Deus como o PAI NOSSO?
Que o PAI NOSSO que estás no céu cuida de nós e coloque em nosso coração a preocupação com nossos irmãos, para que dessa forma deixemos de ser egoístas.



Lucas Fernando Borba dos Santos

domingo, 5 de junho de 2011

Criticar é fácil



Vivemos em uma sociedade com muitas dificuldades. Dificuldades financeiras, emocionais, espirituais, dificuldade de relacionamento. Hoje nada é conseguido facilmente, tudo requer muito esforço e suor para ser alcançado. As conquistas vem com esforço e são muito valorizadas. Conquistas femininas, conquistas dos homossexuais, dos trabalhadores, das religiões dos cientistas e muito mais.

Mas grande parte das pessoas não conseguem essas conquistas e vivem em uma vida medíocre, não digo isso em relação a vida financeira e materialista, mas sim em conquistas pessoais. Em virtude disso surgem as criticas. As pessoas encontram problemas e defeitos em tudo. Nada é bom, tudo tem problemas, não conseguem ver o lado bom, se há algo que edifique. Algo que você deve estar acostumado a ver, é o fato de pessoas reclamando do governo, mas não enxergam a evolução que o governo consegue.

Devemos sim cobrar os governantes, e todas as instituições, mas devemos também reconhecer as coisas boas. E não ficarmos parados, se não podemos ajudar, não devemos criticar. A critica é sempre bem vinda, desde que seja algo construtivo, e que possa ser realizado em detrimento a benefícios mútuos.

É muito fácil criticar qualquer tipo de instituição, por pior que ela pareça aos nossos olhos, sempre está beneficiando alguém. Por mais que pareça ridículo a você, pessoas de outro contexto serão impactadas por aquilo. Invés de criticar procure ver o lado positivo e saber o contexto, e se possível ajude a melhorar. Se todos derem uma pequena contribuição, por menor que seja os benefícios serão imensos.



Lucas Fernando Borba dos Santos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que é a verdade?




O que é a verdade para você? Algo que te dizem, ou alguma afirmação na qual você acredita? Nos dias de hoje a verdade tem ficado cada dia mais escassa, conceitos falsos de verdade tem entrado cada dia mais em nosso cotidiano. Não podemos mais acreditar em nada sem ao menos fazer uma breve pesquisa do que nos dizem.

Mas o que realmente é a verdade? No que você tem acreditado? Você simplesmente acredita no que te dizem? Um conceito que se aproxima bastante da verdade é a totalidade. Vamos falar um pouco sobre a totalidade. Imagine um sofá, e tente descobrir a totalidade sobre ele. Todos seus componentes, madeiras, espumas, tecidos, pregos e tudo mais. Você deveria descobrir origem sobre cada material usado, como é produzido, de onde veio. Provavelmente você demoraria algumas semanas ou meses para conseguir isso. Alem disso precisaria de uma equipe especializada para isso, assim você conseguiria a totalidade sobre aquele sofá, aí sim poderia dizer que você sabe a verdade sobre o sofá.

Ao falar nessa totalidade vem uma pessoa em minha mente, Jesus Cristo, ele é a totalidade da vida. Não é por acaso quando ele diz “Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida...” .

Jesus Cristo pode preencher qualquer vazio que exista, ele é a verdade. Jesus é a totalidade. Ao estarmos unidos com Ele, entendemos o que é esta verdade, ou pelo menos parte dela.

“conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara” Não será mais escravo da enganação, da ignorância, de tudo aquilo que te afasta de Deus. Entregue-se a verdade e você entenderá a vida de outra maneira.

Lucas Fernando Borba dos Santos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escandalizado?



Vivemos sempre cercado de pessoas que achamos agradaveis, pelo menos na maioria das vezes. Procuramos estar sempre perto de pessoas legais, que temos bons relacionamentos. Porém nem sempre isso é possível. Outras vezes temos que aturar pessoas que consideramos desagradáveis, ou que simplesmente não estão de acordo com as nossas vontades.

Esquecendo um pouco das pessoas que não gostamos da companhia, vamos pensar naquelas pessoas que achamos agradáveis, nas pessoas que confiamos. Entre essas pessoas existem algumas que consideramos mais especiais. Pessoas que acreditamos que fazem as coisas de maneira correta. Talvez com algum status, talvez um pasotr, padre, empresário, chefe, pessoas que damos confianças em especial pelo papel que ela exerce em nossas vidas.

Muitas vezes esquecemos que essas pessoas são exatamente iguais a nós, que podem cometer falhas e erros, e geralmente cometem. Isso nos causa reações espantosas, quando descobrirmos erros dessas pessoas.
Nós devemos sim acreditar e confiar nas pessoas, mas não devemos tomá-las como base de nossas vidas ou daquilo que acreditamos. Devemos confiar em Deus, e independente de pessoas nos decepcionar ou não, devemos sempre estar firmados com Ele.

Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que você tem sonhado?




O que você tem sonhado? Referindo-me a palavra sonhos, digo sobre quais são seus projetos para a vida? O que você pensa em fazer daqui a cinco, dez ou quinze anos? O que você pensa em desenvolver? Já parou para pensar como será sua vida daqui algum tempo? Ou você tem vivido um dia de cada vez sem pensar no futuro?

Talvez você tenha deixado de sonhar a algum tempo, não tem projeções futuras. Talvez algo que tenha acontecido o deixou desanimado, sem vontade de fazer planos, talvez algum plano frustrado. Caso isso esteja acontecendo com você, caso você não tem sonhos, tenho uma péssima noticia para te dar. Você é um “morto vivo”. Certa vez ouvi uma frase que dizia “Quem deixa de sonhar, deixa de viver”. A pessoa que não tem sonhos não está vivendo, é como se ela vivesse apenas por obrigação. Não possui uma perspectiva de algo melhor, não deseja “subir na vida”.

Agora tenho uma ótima noticia para todos, você pode sonhar, não somente pode como deve sonhar. Deus nos criou para sermos prósperos, isso não implica que não soframos, mas Deus quer o bem de todos. Sonhe, faça planos, dedique sua vida para algo que o faça feliz. Planeje ter uma namorada, casar-se, ter filhos, ser uma pessoas bem sucedida.

O livro de eclesiastes fala que devemos aproveitar a vida aqui na Terra, pois daqui nada levaremos. Preste atenção, não estou dizendo para ter uma vida como queira, mas sim para aproveitar a vida como ela deve ser aproveitada.
Não existe nada melhor que sonharmos os sonhos de Deus para nossa vida. Peça discernimento a Deus, ore a Ele para que coloque em sua vida os sonhos dEle. Ele e somente Ele pode te direcionar e te guiar para o caminho certo, Ele pode te mostrar o sonho que você deve sonhar. Confie em Deus e você terá belos sonhos, em todos os sentidos.





Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um pouquinho de filosofia!




Se o homem se encontra na menoridade não pela falta de entendimento, mas pela falta de decisão e coragem, não tem direção na vida. Mas e se isso ocorrer por outro motivo? Se o homem encontra-se na menoridade por outra circunstancia não pode ser considerado culpado. A grande maioria dos homens se encontra culpados na menoridade pela preguiça e covardia. A sociedade nos estimula a fazer isso. O sistema capitalista tem sempre uma solução pronta para nos oferecer, deixando-nos sempre acomodados.

Pelo fato do homem estar acostumado com a “vida boa” que ele tem na menoridade isso torna muito difícil deixar de viver assim. Segundo Immanuel Kant o homem chega a criar amor pela menoridade e não se importa de viver sempre assim. Kant diz ainda que é muito inseguro sair da menoridade, por isso são poucos que conseguem dar um salto seguro, da menoridade para liberdade.

Isso é perfeitamente possível, se a liberdade deseja for conseguida, é de responsabilidade de tal pessoa, que ajudem outras a saírem da menoridade, mesmo sendo que ela não seja capaz de tirar ninguém da menoridade, a não ser que a própria pessoa deseje praticar tal ação.

Professores, padres, pastores, políticos, entre outros deveriam trazer o publico que tem em seu alvo para a liberdade, tirando-os da menoridade, porem na grande maioria das vezes o que acontece é a manipulação, para que os que estão na liberdade tenham controle sobre aqueles que estão na menoridade, porem como isso pode ocorrer? Se na verdade quem não está na menoridade, e foi para a liberdade não tem esse tipo de comportamento ou pensamento. Seria esta uma falsa liberdade?

Segundo Kant não pode-se dizer que vivemos uma época esclarecida, mas sim de esclarecimento. De tal forma creio eu que talvez nunca conseguiremos viver uma época esclarecida, viveremos sempre no esclarecimento aqui neste mundo. Porem não devemos desistir do esclarecimento, devemos continuar lutando para a liberdade, de tal forma que possamos almejar que todos saiam dessa menoridade para a liberdade.

Lucas Fernando Borba dos Santos

Texto baseado na obra “O que é o esclarecimento?” de Immanuel Kant

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Se Deus existe


Se Deus existe, se Ele é real, certamente nenhum homem pode dizer o que Ele pode ou não fazer: Deus é soberano.

Se Deus existe, não há como tentar estudá-lo, mensurá-lo ou até saber o seu nome, pois não há nome que possa suportar um Deus verdadeiro: Deus é ilimitado.
Se Deus existe, Ele certamente não fica preso no interior de edifícios, nem se limita a trabalhar apenas em determinadas culturas ou povos: Deus é de todas as nações.

Se Deus existe, obviamente, nem a ciência mais avançada, nem a religião de espiritualidade mais elevada podem apreendê-lo: Deus é sublime.
Se Deus existe, é claro que Ele não nos força a amá-lo, porque se não há arbítrio, não há amor: Deus ama verdadeiramente.

Se Deus existe, o pecado humano não é o grande problema a ser resolvido, mas a separação que este criou: Deus é relacional.

Se Deus existe, com certeza Ele não é aquele patrão que cobra uma obediência cega por parte dos seus funcionários. Pelo contrário, é um Amigo que simplesmente aponta para o melhor caminho: Deus é o cara.

Se Deus existe, Ele não precisa que você faça isso ou aquilo, Ele deseja que você creia que Ele fez tudo por você: Deus quer o coração.

Se Deus existe, Ele está no meio da humanidade, vivendo e compartilhando das dores humanas e não lá, num lugar paradisíaco, onde tudo é bom, perfeito e agradável simplesmente exigindo de nós o que Ele mesmo sabe que não podemos cumprir: Deus está aqui e em nós.

Se Deus existe, Ele é Todo-Poderoso sem precisar usar de poder ou autoritarismo: Deus é amor, e o amor é o maior poder que há.

Se Deus existe, de fato, “Ele não existe, pois existência é algo que limita um período de vida, e isso é inerente ao homem. Deus é, pois o ser é eterno”*.



* Paráfrase Professor Elias Binja

Autor: Jailson de Souza

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa: Coelho ou Cordeiro?



A palavra páscoa em sua língua original, o hebraico significa passagem, mais adiante entenderemos o significado desta palavra. A mídia transformou a data da páscoa em algo comercial, colocou na cabeça da população que é data de todos ganharem chocolate, e ainda mais que isso, que coelhos botam ovos.

Mas a páscoa tem um significado muito especial, significa algo muito maior do que comercio, coelhos ou chocolate. A primeira páscoa marcou a libertação do povo de Deus. Era a décima praga, todos os primogênitos morreriam então Deus ordenou que matassem um cordeiro, e passassem o seu sangue nas ombreiras das portas, e assim os filhos não morreriam. A páscoa ou a passagem simboliza a passagem de Deus pelo povo, e quando Deus passa marca a historia.

E você o que prefere? Coelho ou cordeiro? O coelho é o representante dos chocolates, e o cordeiro representa a salvação. O coelho vem uma vez por ano, o cordeiro vem todos os dias. O coelho vem para quem tem dinheiro, o cordeiro vem para todo aquele que o invocar. O coelho te da chocolate, o cordeiro te da a salvação e a vida eterna. E ai, você tem duvidas de qual você quer? Nesta páscoa lembre-se de seu verdadeiro sentido, não precisa deixar de comer o delicioso chocolate, mas o importante é lembrar-se do sacrifício do cordeiro. Jesus Cristo é o cordeiro que morreu para todos pudessem herdar a vida eterna.


Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Escandalizado?



Vivemos sempre cercado de pessoas que achamos agradaveis, pelo menos na maioria das vezes. Procuramos estar sempre perto de pessoas legais, que temos bons relacionamentos. Porém nem sempre isso é possível. Outras vezes temos que aturar pessoas que consideramos desagradáveis, ou que simplesmente não estão de acordo com as nossas vontades.

Esquecendo um pouco das pessoas que não gostamos da companhia, vamos pensar naquelas pessoas que achamos agradáveis, nas pessoas que confiamos. Entre essas pessoas existem algumas que consideramos mais especiais. Pessoas que acreditamos que fazem as coisas de maneira correta. Talvez com algum status, talvez um pasotr, padre, empresário, chefe, pessoas que damos confianças em especial pelo papel que ela exerce em nossas vidas.

Muitas vezes esquecemos que essas pessoas são exatamente iguais a nós, que podem cometer falhas e erros, e geralmente cometem. Isso nos causa reações espantosas, quando descobrirmos erros dessas pessoas.

Nós devemos sim acreditar e confiar nas pessoas, mas não devemos tomá-las como base de nossas vidas ou daquilo que acreditamos. Devemos confiar em Deus, e independente de pessoas nos decepcionar ou não, devemos sempre estar firmados com Ele.


Lucas Fernando Borba dos Santos

terça-feira, 5 de abril de 2011

É Hoje…



Passamos muito tempo de nossas vidas esperando datas especiais chegarem. Ou vivemos esperando algum acontecimento, para dizermos que estamos felizes. Um dia especial, uma viagem, um aniversario, um emprego, um namorado (a), marido ou mulher, um filho ou qualquer coisa que a pessoa espera que a deixe feliz.

A verdade é que ficamos ansiosos esperando essas coisas e muitas vezes esquecemos de outras coisas importantes do dia-a-dia de nossa vida. Essa ansiedade nos rouba momentos importantes e coisas que deveríamos fazer.

A ansiedade nos tira a paz e a tranqüilidade. Não devemos viver ansiosos, a nossa felicidade não pode estar baseada em acontecimentos como estes. Temos que viver cada dia com intensidade. Pois basta a cada dia o seu próprio mal! Não devemos ficar preocupados com o dia de amanhã. Isso não quer dizer que não devemos projetar nosso futuro, mas sim que devemos viver o presente, sem deixar que o futuro nos atrapalhe.
Sabemos que Deus está no controle de todas as coisas, e se entregarmos nosso futuro em suas mãos, Ele garantira o melhor para nossas vidas.

Leia Mateus 6

Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 30 de março de 2011

O que se leva da vida...


Muitas vezes conteudos de belas músicas não são aproveitados pelo fato de não serem consideradas como "Música Gospel". Porém existe muitas músicas otimas, como esta!
Analise sua letra e reflita!

O Que Se Leva Da Vida
(Túlio Dek)

Leva na brincadeira
Não me leve a mal
Nem tudo é de primeira
Nem tudo é banal
Uma vida só é perfeita
Quando chega no final

O que passou, passou
Não volta nunca mais
O que passou, passou
E só experiência traz
Por isso que eu não vivo de passado
Sigo olhando pra frente
Com Deus do meu lado
Falar que vai correr atrás do tempo perdido
Falar que vai fazer o que não tinha conseguido
São meros desejos
Sonhos que já passaram
Pessoas que passam a vida se culpando porque erraram
Mas a parada é sempre olhar pra frente
Manter a cabeça fria
Mesmo embaixo do Sol quente
Junto com o DJ em cima da batida
Vou mandando a letra
Eu vou mandando a minha rima

O que se leva da vida
É a vida que se leva
O que se leva da vida
É a vida que se leva
Se tu vacilar então já era

E nessa levada
Eu vou levando a minha vida
E não to nem aí se alguém duvida
Se a vida é guerra
Então vou guerrear
Se é zoação
Então deixa eu zoar
E se no Arpex eu relaxo
Vou relaxar
E se na Lapa eu batalho
Quero batalhar
E se o mar tá bombando
Então eu vou surfar
E se as mulheres tão dando mole
Por que não aproveitar?
Se vai rolar a festa
Vamos festejar
Se a barra tá pesada
Vamos segurar
Se o mundo acabar
Vou improvisar
Se só amor faz bem
Então deixa eu amar
Se teu amor é falso
Então sai pra lá
Se não tiver humildade
É melhor parar
Se tudo der errado
Então deixa eu te ajudar
Mas se eu pegar no mic
Não peça pra eu parar

O que se leva dessa vida
É a vida que se leva
O que se leva dessa vida
É a vida que se leva
Se tu vacilar então já era

Se o mundo é sujo
Quem sou eu para mudá-lo
Se o tempo é curto
Quem sou eu para encurtá-lo
Não deixo minhas palavras
Escorrerem pelo ralo
Porque minha mente é consciente
E eu não calo
Não quero nem saber se vou ser julgado
Se eu errei, foda-se o meu passado
Porque escrevo a letra
E passo o sentimento
Quem passa o sentimento
Tá ligado e é atento
Nadar contra a corrente
É voar contra o vento
Seja o meu som
Pesado ou lento
Se no teu recalque é onde eu cresço
Eu só lamento
Minha voz quebra o muro de Berlim
E não me contento
São como flechas de fogo
Que rasgam o espaço
Sem se quer desviar das nuvens
Deixam rastro
Não sou Bruce Lee
Nem Muhammad Ali
Sou um mensageiro
que um dia escrevi

O que se leva da vida
É a vida que se leva
O que se leva da vida
É a vida que se leva
Se tu vacilar então já era

Leva na brincadeira
Não me leve a mal
Nem tudo é de primeira
Nem tudo é banal
Uma vida só é perfeita
Quando chega no final
Não segue uma receita
É uma história sem moral
Você leva a vida inteira
E a vida é curta e coisa e tal
Se você não aproveita a vida passa
E tchau
Leva a vida mais simples
Que a morte é sempre ingrata
Se acabar ficando quites
É a vida que te mata

quarta-feira, 23 de março de 2011

A música boa do Zaqueu


Multidão me aperta
Gente tão dispersa
Tenho compaixão
Chora coração
Gestos e palavras
Vidas restauradas
Vou curando magoas

Há um amigo a frente
Secreto e ciente
Pensa que eu não vejo
Sua dor pungente
Num pomar ao longe
Sofre e se esconde
Meu amor responde

Desce zaqueu nem me peça
Que o perdão tem pressa em perdoar
Não me interessa o passado
Pecado eu apago
Para não mais voltar

Em tua casa quero pousar
Pequeno amigo
Grande é mudar
Eu vou contigo
Pois o perdido
Eu vim buscar salva

quarta-feira, 16 de março de 2011

Seu pastor diria?


Acho que o meu diria muitas dessas frases ai!
O que pode e o que não pode?
Deus nos da liberdade para tais coisas?
Reflita!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta - feira de que?



Depois do carnaval, normalmente as pessoas chamam o dia seguinte de quarta feira de cinzas. Pois fazem muitas coisas que sabem que são erradas durantes os dias de carnaval. Ficam sem trabalhar durante o período da manhã. E voltam a vida normalmente no período da tarde!

Mas o carnaval não precisa ser assim, pode ser um período de crescimento e de muitas coisas boas. As pessoas que fazem coisas erradas, geralmente têm plena consciência disso.

A sua vida é decidida por você, você faz suas escolhas. E nos dias de carnaval você pode escolher como será sua festa. Ela pode ser conduzida por você e ter um prazer momentâneo, ou pode também entregar nas mãos de Deus e deixar ele trabalhar na sua vida.

Neste feriado de carnaval, mais de 300 jovens passaram esses dias no Terra Parque, curtindo MUITO junto com Deus. Enquanto muitos pesam que eles são caretas, eles se divertiam muito e adoravam a Deus.

Ao mesmo tempo, milhares de pessoas se perdiam pelo mundo, com drogas, acidentes e muitas coisas ruins.

Sua vida não se resume ao carnaval, sua vida pode ser uma quarta feira de cinzas, ou uma quarta feira de bênçãos. Entregue sua vida nas mãos de Deus, deixe que ela a conduza e terá uma vida de bênçãos!

Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 2 de março de 2011

Boas obras mesmo?


"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus." Mateus 6:1

Pensamento: Por que fazemos as coisas que fazemos? Qual é a motivação do nosso comportamento? É tão fácil cair na armadilha de fazer coisas religiosas para que pareçamos bem para outros. Isso é verdade mesmo quando a cultura reage negativamente à nossa fé. Aqueles ao nosso redor que sabem sobre nossa fé e os cristãos ao nosso redor se tornam o alvo do nosso comportamento. Ao passo que queremos ter o tipo certo de influência para todos ao nosso redor, nunca devemos tomar as nossas decisões sobre serviço espiritual baseado em ser vistos por outros e recebermos honra por causa disso.

Oração: Todo Poderoso Deus, por favor, purifique meu coração de qualquer falsa motivação e ajude-me a servir as pessoas baseado na necessidade delas. Não permita que haja vaidade, orgulho, soberba, e nenhum outro tipo de sentimento que não esteja de acordo com a vontade do Senhor. No nome de Jesus eu oro. Amém.

Extraido do "Devocional Diario"

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Verdade e verdade, mentira e mentira!



A verdade e a mentira caminham sempre lado a lado, principalmente em histórias contadas por duas pessoas, cujo cada uma delas defende a sua parte. Normalmente as histórias são parecidas, porem com algumas mudanças que transformam o herói em vilão, e o vilão em herói.

E como saber quem está falando a verdade? A verdade realmente nos interessa? Ou essa verdade apenas suprirá nossa curiosidade? E ao descobrirmos tal verdade qual será a atitude tomada por nós? Essas são perguntas que devemos nos fazer ao entrarmos em situações deste tipo.

E você já parou para pensar que as duas histórias podem ser verdadeiras, ou também falsas? Quando não existem provas fica muito difícil saber se existe verdade, e de onde ela vem.

Mas descobrir a verdade não é o mais importante, o que realmente importa em casos como este, é que as pessoas reconheçam seus erros e possam se reconciliar. Nenhuma verdade vale mais do que pessoas. As pessoas devem ser amadas umas pelas outras, mas existe um amor ainda maior que esse. Um amor que morreu na cruz, para que nenhuma verdade seja encoberta, e pessoas estejam acima de qualquer valor.

Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Se Liga


Se liga… Acenda essa Luz!

Este é o tema do acampamento de carnaval 2011 da Igreja Presbiteriana Central de Presidente Prudente. Este acampa está imperdível. Você precisa se ligar e fazer já sua inscrição.
Será tratado nos dias de carnaval o que é acender essa luz, a diferença da vida nas trevas e a vida na luz do Senhor. Prepare-se para dias inesquecíveis em sua vida.

“Antes vocês eram trevas, agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz.” Efésios 5:8

Por que sair da trevas? Por que ser luz no Senhor? Por que viver como filhos da luz?

Faça sua inscrição e descubra!

Mais informações:

Tel. 3221 – 8180
Twitter: @seliga2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estima



Um lamento de cortar o coração
Ecoou no vale, todo mundo ouviu
Um pastou aflito
Conta e reconta sem querer acreditar
Falta uma ovelha no curral
Comovido vai em busca de encontrá-la

Ela é fraca e tola, mas ele a estima
Sobe e desce morro, mil perigos
Vai exausto sem jamais perder
A ternura quando chama o nome dela
Por lugares tortos e sombrios
Sofre quando a imagina ali
Fosse outro encerraria a busca
Mas incompreensivelmente a ama
E no fim da madrugada a encontra

Ferida e assustada, mas com vida
E desce a ribanceira como aos vinte anos
E a toma com cuidado
Sobre os ombros fartos
Que alarido é esse no amanhecer?
É o pastor fazendo festa no arraial
Como se tivesse achado
O maior tesouro que jamais se viu
É só uma ovelha,
Mas como a estima

Letra e Música: Stenio Marcius

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Se arrependimento matasse…



Todas as pessoas se arrependem de algo. Ou por ter feito, ou por deixar de fazer. E depois de um tempo ficam remoendo e pensado que tudo poderia ter sido diferente. Essas coisas fazem parte da vida, por isso devemos sempre tentar, mesmo que de errado. Errar é humano, faz parte do homem, devemos errar sim, mas tentando acertar, não errar por se tornar omisso. Para que no futuro não digamos...

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

Assumamos hoje nossas responsabilidades e escolhas, para que não fiquemos arrependidos. Jamais deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Ame as pessoas como se não houvesse amanhã, pois na verdade não há.
Abrace as pessoas, seja caridoso, bondoso, pratique boas ações, viva intensamente, para que quando chegar o futuro possamos olhar para traz e dizer que tudo valeu a pena.

Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vem do que menos você espera!



Normalmente esperamos que coisas aconteçam em nossas vidas, e isso é sempre fruto de algo que fazemos ou deixamos de fazer. Algumas pessoas também esperam que coisas aconteçam do nada, sem esforço algum, outras ainda esperam que coisas impossíveis aconteçam. Acreditam em milagres.

Quando esperamos que aconteça um milagre ou algo inesperado em nossas vidas, pensamos e acreditamos que será algo grandioso e tremendo, e será proporcionado por pessoas importantes ou coisas importantes. Mas nem sempre ocorre dessa maneira, na verdade na maioria das vezes ocorre do modo que menos esperamos.

Deus usa coisas e pessoas insignificantes para trabalhar em nossas vidas. Na bíblia temos o exemplo clássico, quando Deus usa uma mula para falar com Balaão. A mula é animal muito desvalorizado e seu nome é usado como ofensa para as pessoas, mas isso não importa para Deus, Ele usa a mula como instrumento. Assim também acontece quando Deus usa uma sarça para falar com Moisés’. A sarça é uma planta “inútil” e muito espinhosa, da família das fabáceas, o mesmo gênero das arvores que no Brasil conhecemos por “Jurema”. E foi instrumento nas mãos de Deus.

Nada e ninguém é indispensável para Deus, Ele é auto-suficiente, se completa em si mesmo. Porem seu amor é tão grande que Ele até nos usa em toda nossa insignificância para abençoar pessoas. Por isso devemos nos colocar nas mãos dele, sem esperar que coisas grandes aconteçam, mas nos preocupando sim, em fazer a sua vontade.



Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sorte ou trabalho?



Certo empresário, fundador de uma bem-sucedida cadeia de restaurantes, disse: “Parece que quanto mais duramente eu trabalho, mais sorte tenho”. Para algumas pessoas realmente o que conta é a sorte. Você acredita em sorte?

Será que foi sorte que transformou a Coca-Cola de um remédio insignificante contra dor de cabeça em uma bebida internacionalmente conhecida e líder de vendas? O conceito dos \"Jeans Levi’s\" que passou a utilizar rebites em vez de botões, foi uma decisão de sorte em resposta à necessidade que os mineradores tinham?

Esteve a sorte ou o acaso envolvidos na determinação da Swanson Company quanto ao que fazer com 260 toneladas de sobras de peru? A idéia inovadora de “TV Dinners\" (refeições prontas), partiu de um vendedor da Swanson, que se lembrou dos dias em que servia o exército e das bandejas com três divisões em que eram servidas as refeições. O resultado de aplicar um costume militar ao problema de toneladas de sobras de alimento - pratos congelados compostos de peru e dois acompanhamentos - rapidamente se transformou num conceito inovador para servir refeições rápidas e que foi de encontro às necessidades de uma sociedade superatarefada e em transformação.

Sorte nos negócios ou em qualquer empreendimento, decorre de trabalho duro, criatividade, percepção e obstinada determinação de tirar proveito das oportunidades que se apresentam. A Bíblia menciona notáveis circunstâncias que apóiam esta opinião:

Foi pura sorte um cordeiro estar preso aos arbustos no alto do monte Moriá para que ele – e não Isaque – fosse oferecido por Abraão como sacrifício a Deus? (Gênesis 22.13).

Foi por mero acaso que José se tornou primeiro-ministro do Egito, posição que lhe permitiu intervir em favor do povo de Israel durante o período de fome? (Gênesis 45.8).

Foi sorte – estar no lugar certo, na hora certa – as águas se deterem formando um paredão para que os filhos de Deus pudessem passar em terra seca? (Êxodo 14.22).

Foi uma grande sorte Esther ter se inscrito no concurso de beleza que escolheria a rainha da Pérsia, salvando assim seu povo da destruição (Ester 4.13-14).

Instinto, senso de oportunidade, condições de mercado e trabalho duro, tudo isso faz parte da fórmula do sucesso. Mas gostaria de sugerir uma consideração adicional: o papel da Divina Direção ou “Providência”, expressão preferida dos Pilgrims, os primeiros colonos puritanos, que ousaram empreender a jornada da Inglaterra ao litoral do Novo Mundo.

Alguém escreveu: “Deus, Único Soberano, que Teus eternos propósitos sejam revelados, moldem todos os eventos, tanto moral quanto físicos.” Podemos não compreender completamente, mas a Providência de Deus está de tal modo combinada com a liberdade humana, que não admite fatalismo. Ela precisa estar ligada à Sua justiça, poder e benevolência.

Considere esta certeza extraída das Escrituras: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o

Seu propósito” (Romanos 8.28). Certo empresário, fundador de uma bem-sucedida cadeia de restaurantes, disse: “Parece que quanto mais duramente eu trabalho, mais sorte tenho”. Para algumas pessoas realmente o que conta é a sorte. Você acredita em sorte?

Será que foi sorte que transformou a Coca-Cola de um remédio insignificante contra dor de cabeça em uma bebida internacionalmente conhecida e líder de vendas? O conceito dos \"Jeans Levi’s\" que passou a utilizar rebites em vez de botões, foi uma decisão de sorte em resposta à necessidade que os mineradores tinham?

Esteve a sorte ou o acaso envolvidos na determinação da Swanson Company quanto ao que fazer com 260 toneladas de sobras de peru? A idéia inovadora de “TV Dinners\" (refeições prontas), partiu de um vendedor da Swanson, que se lembrou dos dias em que servia o exército e das bandejas com três divisões em que eram servidas as refeições. O resultado de aplicar um costume militar ao problema de toneladas de sobras de alimento - pratos congelados compostos de peru e dois acompanhamentos - rapidamente se transformou num conceito inovador para servir refeições rápidas e que foi de encontro às necessidades de uma sociedade superatarefada e em transformação.

Sorte nos negócios ou em qualquer empreendimento, decorre de trabalho duro, criatividade, percepção e obstinada determinação de tirar proveito das oportunidades que se apresentam. A Bíblia menciona notáveis circunstâncias que apóiam esta opinião:

Foi pura sorte um cordeiro estar preso aos arbustos no alto do monte Moriá para que ele – e não Isaque – fosse oferecido por Abraão como sacrifício a Deus? (Gênesis 22.13).

Foi por mero acaso que José se tornou primeiro-ministro do Egito, posição que lhe permitiu intervir em favor do povo de Israel durante o período de fome? (Gênesis 45.8).

Foi sorte – estar no lugar certo, na hora certa – as águas se deterem formando um paredão para que os filhos de Deus pudessem passar em terra seca? (Êxodo 14.22).

Foi uma grande sorte Esther ter se inscrito no concurso de beleza que escolheria a rainha da Pérsia, salvando assim seu povo da destruição (Ester 4.13-14).

Instinto, senso de oportunidade, condições de mercado e trabalho duro, tudo isso faz parte da fórmula do sucesso. Mas gostaria de sugerir uma consideração adicional: o papel da Divina Direção ou “Providência”, expressão preferida dos Pilgrims, os primeiros colonos puritanos, que ousaram empreender a jornada da Inglaterra ao litoral do Novo Mundo.

Alguém escreveu: “Deus, Único Soberano, que Teus eternos propósitos sejam revelados, moldem todos os eventos, tanto moral quanto físicos.” Podemos não compreender completamente, mas a Providência de Deus está de tal modo combinada com a liberdade humana, que não admite fatalismo. Ela precisa estar ligada à Sua justiça, poder e benevolência.

Considere esta certeza extraída das Escrituras: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).

Autor: Robert Foster

Adaptação: Lucas Fernando Borba dos Santos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

É o dinheiro que define?



O que define seus planos? O que define seu destino? O que define suas vontades? O que define seu caráter? As pessoas usam critérios diferentes para definirem suas vidas. E qual critério você tem usado? E o mesmo tem o feito feliz?

A nossa vida é cheia de escolhas e definições, e tais escolhas sempre nos levam a determinado ponto que nos leva a fazer novas escolhas, e assim por diante. E muitas pessoas fazem essas escolhas simplesmente pelo lado financeiro, esquecendo de outras coisas que devem ter uma importância muito maior.

A escolha de seu trabalho jamais deve ser levado pelo lado financeiro somente, o dinheiro é necessário, mas você deve gostar e ter aptidão para aquilo que irá fazer. O dinheiro pode até definir se você irá trabalhar na empresa x ou na empresa y, mas jamais deve definir o tipo de trabalho que você irá realizar.

A sua família, os seus amigos e as pessoas que você gosta também deve fazer parte da lista de prioridades de sua vida. Ninguém deve viver solitário, precisamos uns dos outros para sobreviver, não podemos criar uma sociedade baseada somente em nossas vontades, devemos pensar no bem coletivo.

O dinheiro jamais deve ser prioridade na vida, deve-se ter o necessário, mas jamais deixando que ele entre na frente de sua família, de seus amigos, de pessoas queridas. O amor, a caridade, a compaixão, a paz e muitas outras coisas devem estar a frente do dinheiro, e ainda o dinheiro deve ser usado para que essas coisas possam acontecer no cotidiano.


Lucas Fernando Borba dos Santos

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fim de tarde no portão



Fim de tarde no portão
A cabeça branca ao relento
Teimosia de paixão
Faz das cinzas renascer alento

Na estrada o seu olhar
Procurando um vulto conhecido
Espera um dia abraçar
Quem diziam já estar perdido

O seu amor é tão forte
Mais que o inferno e a morte
São torrentes que arrebentam o chão
Mais fácil secar os mares
Apagar a estrela antares
Que arrancar o amor de seu coração

Fim de tarde se debruça no portão
Mas um dia aconteceu
E o moço retornou mendigo

O pai depressa correu
E abraçou o filho tão querido
Tragam roupas e o anel
Calçem logo os seus pés, milagre!
Vinho do melhor tonel
Tanta alegria em mim não cabe

O seu amor é tão forte
Mais que o inferno e a morte
São torrentes que arrebentam o chão
Mais fácil secar os mares
Apagar a estrela antares
Que arrancar o amor de seu coração

Fim de tarde está deserto o portão

Letra e Música - Stenio Marcius