quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Esperança
O ano de 2009 vai chegando ao fim, e começam as promessas para o próximo ano. Começamos a sonhar com um ano melhor, com mais paz, amor, harmonia, alegria, e todas as coisas boas.
E se olharmos para traz, veremos que isso tudo já foi feito por nós, as mesas promessas, com as mesmas falhas, mesmos egoísmos e todos os mesmos defeitos. Mas se olharmos para trás e analisarmos o que passamos, veremos a mão de Deus nos guardando, e nós atribuindo isso a outras coisas, tais como a sorte. Mas se olharmos para traz também veremos como somos medíocres, pois sempre com as mesmas promessas, nunca somos capazes de cumpri-las, nunca conseguimos honrar nossa palavra.
Mas existe algo chamado esperança, algo que não pode morrer, ela nos da a chance de tentarmos mais uma vez, e se falharmos ela virá mais uma vez e dirá, ainda há tempo, nunca é tarde para tentar fazer o que é bom.
E o dom da esperança é divino, Deus coloca a esperança no ser humano, para que ele sinta um pedacinho da bondade de Deus. O verdadeiro Deus que criou a esperança. O Deus que sempre da mais uma chance. E no ano de 2010 teremos mais uma chance de honrar a Deus com as nossas atitudes. Um ano abençoado e cheio de esperança para todos.
Leia a seguir a Poesia de Mário Quintana, que retrata a Esperança
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Mário Quintana
Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética",
Editora Globo - São Paulo, 1998.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Papai Noel x Papai do Céu
O natal está chegando, uma das datas comemorativas mais esperadas do ano. Para alguns pela religiosidade, para outros pelas festas, alguns pelos presentes, e alguns pela data comemorativa do nascimento de Jesus Cristo.
Existe a batalha entre Papai Noel, e o Papai do Céu. Papai Noel com toda sua majestade, seu saco cheio de presentes e o seu gorro vermelho. Papai do céu humilde nascendo em uma estrebaria, com sua coroa de espinhos e a espera da cruz.
Papai Noel existe? Uma ótima pergunta, que não sei responder, isso depende de cada um. Mas com certeza digo que Papai do Céu existe e nos protege. Papai Noel aparece só no fim do ano. Papai do Céu esta todos os dias conosco. Papai Noel da presente pras boas crianças. Papai do céu da a vida pra todos aqueles que o receberem. Pra falar com o papai Noel você manda um cartinha, ou vai a fila de um shopping. Com o Papai do Céu você conversa quando quiser o onde estiver. Papai Noel só o encontramos agir até dia 25 de dezembro. Papai do Céu encontramos a qualquer momento.
Papai do céu se fez homem e morreu por todos, não a força, mas se entregou por amor. Qual amor é maior? Os presentes do Papai Noel? Ou o sacrifícios do Papai do Céu?
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Aff...a Bíblia?
No ultimo domingo foi comemorada uma data conhecida de poucas pessoas, o dia da bíblia. O dia da bíblia é comemorado todo segundo domingo do mês de dezembro.
O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
A bíblia é um livro incrível, repleta de historias emocionantes e ensinamentos indispensáveis para a vida, independente da época a bíblia sempre pode, e poderá servir de manual de fé e pratica para as nossas vidas.
Hoje em varias versões diferentes, facilitando assim a compreensão de todos, alem de poder ser adquirida muito facilmente, com baixo custo, e muitas vezes até gratuitamente. Um exemplo disso o trabalho dos Gideões que distribuem bíblias para facilitar o acesso as sagradas escrituras.
Que a bíblia não passe em branco no seu dia a dia é um livro que merece todo respeito e deve ser lida e meditada diariamente.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Férias, coisa de Deus!
O fim do ano vai se aproximando, e isso nos lembra que também vai chegando o período das férias. Depois de um longo ano de estudos, muito tempo de trabalho árduo e muito suor, nada melhor que um bom tempo de férias, para rever conceitos e também muitas outras coisas.
Aproveite suas férias, saia com amigos, veja um filme antigo. Mate a saudade, aproveite sua liberdade. Use bem o seu tempo, saia na chuva e tome um vento. De risadas, gargalhadas, viaje, brinque e tome um drink. Leia a bíblia e reflita, veja as ótimas historias que ela possui. Coma muito. Goiabada, marmelada, queijo e até buchada. Esqueça o regime uns dias, aproveite o tempo com a família, visite seu avô, seu primo e sua tia.
Viva a sua vida, tire fotos, plante uma arvore, escreva coisas legais, veja um filme, jogue futebol, acorde tarde, faça exercicios, tome agua de côco, suco e vitamina.
Faça novos amigos, reencontre os antigos, mate a saudade, lembre das historias que viveram juntos. Tome chuva e sol, vá a um lago, rio ou piscina, refresque a cuca.
Seja feliz, aproveite tudo o que puder, com muita responsabilidade, pois o descanso também é de Deus.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
É a vida...
A vida sempre nos prega surpresas, muitas vezes somos decepcionados por pessoas que confiamos, e também por outras que não confiamos. Mas acontecem coisas piores, nós decepcionamos pessoas também.
Você assim como eu já deve ter decepcionado alguém, e as vezes ficamos piores do que quando acontece com nós. Mas a vida é feita de altos baixos, é muito bom quando passamos por um tempo bom. Devemos olhar para aquilo que nos da esperança, pois o tempo já foi, mas com certeza o melhor de Deus sempre está por vir.
Quando confiamos em Deus, mesmo os momentos mais difíceis da vida são encarados com alegria, mesmo as perdas, as frustrações, e todas as coisas são encaradas com certa alegria, sabendo que Deus irá nos confortar.
Nessas situações o que pode ser feito é apenas confiar em Deus, e lutar para que as situações se revertam, e tudo volte ao bom tempo, para que possa deleitar em Deus, pois o maior prazer de Deus é que sejamos felizes com Ele.
Confie em Deus nos bons e nos maus momentos, pois Ele é Deus sempre, na alegria e na tristeza, Ele está conosco na saúde e na doença, quando estamos mal ele sempre está do nosso lado.
Que Deus nos guie e nos abençoe.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Tudo vira...
Existe uma musica da cantora Rita Lee, cuja letra faz varias criticas a sociedade de forma talvez não muito direta, e a parte principal da musica diz “tudo vira bosta”. Peço perdão pela palavra usada, porem muitas vezes vemos isso acontecer em nossas vidas.
O que tem acontecido com as pessoas que fazem o mal para as outras e não são punidas? O que tem ocorrido com professores que negligenciam seus alunos, não os ensinando de maneira correta? O que acontece com pessoas que conhecem a verdade e não a diz?
Muitas vezes somos coagidos sem ao menos saber. Aprendemos a dar “tapinha nas costas” das pessoas pois é muito mais fácil do que confrontá-las, ainda mais se o confronto não for lhe trazer vantagens. Durante essa semana aconteceu algo que me deu certa revolta.
Eu estava esperando o ônibus, e naquele local havia alguns vendedores ambulantes. A grande maioria vendia água, refrigerante e biscoito. Certamente não tinham a licença para que aquilo fosse vendido. Então de repente chega a policia fazendo o que eles chamam de “arrastão” e levando toda mercadoria a ser vendida. Não posso concordar que o que aquelas pessoas faziam era certo. Provavelmente sua mercadoria deveria sim ter sido apreendida. Mas o que acontece com os grandes? Aqueles que tem poder, por que não punidos? Sempre ouvimos falar dos políticos, mas não são apenas eles. Existem muitas autoridades corruptas, que coagem pessoas em seu beneficio.
A lei deve ser cumprida sim, porem não só para alguns. Para que não volte-se a dizer “Tudo vira bosta...”
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Creio, logo existo
Existe uma frase muito conhecia de um filosofo antigo que diz o seguinte “penso, logo existo”. Que faz todo sentido, e é uma verdade. Mas convido vocês a pensarem comigo nesta frase, “creio, logo existo”.
Todos nós acreditamos em algo, grande parte das pessoas possui uma religião a qual se apega, e mesmo os que se dizem ateus, acreditam em algo. E o ateísmo depende da existência de outras religiões, pois se não, não haveria nada em que eles não acreditarem. Então o não acreditar dos ateus, também se torna uma crença.
Existem muitos caminhos que podemos seguir, moramos em um país com “liberdade” religiosa. Faço o uso das aspas em relação as influencias que recebemos desde que começamos a fazer o uso dos nossos pensamentos. Muitas vezes tentamos buscar informações para que tudo faça sentido, caso contrario não cremos. Existem também muitas pessoas que crêem em Deus, por medo do inferno, ou para terem o beneficio de irem para o céu.
E se o céu e o inferno não existissem? Se houvesse simplesmente a terra? Como seria nossa vida? Será que continuaríamos a seguir a Jesus Cristo? Se é que nós o seguimos assim.
Cabe a nós pensarmos qual seria nossa reação, e tomar uma decisão de como queremos viver, e qual o nosso objetivo de viver desta forma.
Deus tenha misericórdia de nós.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
É Proibido Surfar
Imaginamos o dia-a-dia de um jovem cristão e o comparamos a um simples banhista em uma praia.A praia é como se fosse o mundo, e o banhista seria o cristão. As escrituras nos ensinam que devemos fugir para mais longe o possível do pecado e assim podemos ficar mais próximo de Jesus, então nos deparamos com as ondas deste mundo.
Se olharmos para vida de um jovem de 19 anos e a forma como ele é bombardeado por todos os lados com propagandas de TV, amizades, internet, cursinho, música, veremos que a onda desse mundo não é nem um pouco pequena, ela quer te arrastar de qualquer jeito de volta para praia (mundo), e a proposta do pecado é que você curta a onda, SURF, desfrute dela o máximo que puder, como muitos pregam por ai, Carpe Diem. Então nos esquecemos que essa onda que surfamos deixa-nos novamente mais próximo da praia e longe de Deus. Jesus ordena que você fure essa onda, mas por força própria é praticamente impossível.
Imagine um dia típico de Janeiro, ensolarado, você no mar, tentando de qualquer jeito se afastar da praia e então começa uma a série de ondas, de cor azul escuro, vem se formando lentamente, nela vem refletindo a luz do sol, seu tamanho é perfeito, de forma tubular e então você simplesmente a fura e a deixa passar. Talvez você consiga furar uma ou duas vezes, mas na terceira é inevitável, você vai virar, vai remar, vai surfar e no final dela você vai perceber que estará de volta a areia, junto aos demais banhistas.Mais qual seria a forma de fugir das “ondas” do mundo?
Vamos parar e pensar na maior das ondas, a mais temida de todas, o famoso TSUNAMI.
Seria impossível furar uma onda desse porte, talvez possamos até ter a ousadia de tentar, mas a força desta onda é tão grande que voltaríamos a praia bruscamente.
Certo dia saiu em um noticiário a seguinte manchete: “Um mergulho salvou a médica pernambucana Karina Dubeux Berardo Carneiro da Cunha, de 42 anos, do tsunami que matou mais de 160 mil pessoas no Sudeste Asiático e na África, em dezembro de 2004. No momento do maremoto, ela e o marido, o médico Isac Szwarc, 51 anos, mergulhavam em uma das praias da ilha de Phi Phi, na Tailândia. A 23 metros de profundidade, o casal nem sentiu a passagem da onda gigante.” Da mesma maneira que esse casal fez, devemos nos aprofundar no evangelho, literalmente mergulhar, ao ponto de uma onda gigante passar por cima de nossas cabeças e simplesmente sairmos ilesos, então você se pergunta: como posso chegar a 23 metros de profundidade? Eu não nasci pra ficar debaixo da água, como posso mergulhar tão profundo de tal maneira de não sentir a força das ondas?
A resposta é simples, usando aquilo que normalmente deixamos guardado no “quartinho” da casa da praia, o equipamento das escrituras, o cilindro de oxigênio da oração, e nos pés, o pé de pato da verdade.
E por um instante você lembra da linda praia mas então rapidamente muda de opinião quando sente na pele a rotina do verdadeiro cristão, que simplesmente presencia o imenso oceano de amor e o prazeroso e interminável azul de paz.
Texto do meu grande Amigo: Vinicius Andreussi
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Sou crente, não posso duvidar?
Estamos acostumados a freqüentar a igreja durante os domingos, e também alguns outros dias da semana, e ouvimos o que o pastor nos diz, e muitas das vezes, não refletimos sobre o que ele disse. Simplesmente concordamos com ele, mas e se ele estiver errado? Não deveríamos analisar o que estamos ouvindo?
Analisar o que é passado para nós é recomendável, não devemos ir aceitando tudo o que é imposto a nós, sem ao menos saber por que, sem podermos questionar o motivo, ou a razão daquilo.
Não devemos ser seres não pensantes, pois o que diferencia o ser humano do animal, é o fato da nossa faculdade intelectiva, que nos capacita ter duvidas e entendimentos, sobre o que é passado para nós. Isso não significa que devemos não ter fé no que é passado, mas sim tomar um pouco de cuidado para que não aceitemos simplesmente, mas entedamos o porquê. A final, sermos crentes também nos deve fazer pensar, não apenas ser manipulados.
Devemos acreditar primordialmente em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. E assim termos reflexões do que cabe a nós aceitarmos ou não.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Sigo certo na contra mão
Eu sigo certo na contra-mão
Do meu desejo equivocado,
Passei no meio da confusão
Andando sempre orientado.
Eu não pedalo sozinho não,
Quem foi que disse q eu controlo meu guidon?
Quem me guia é quem me fez,
E eu vivo um dia de cada vez!
Que é pra eu não me perder,
Nem me equivocar no meu querer.
Quem me guia é quem me fez,
E eu vivo um dia de cada vez.
Deixo pra trás a vontade de desistir,
Trago comigo a esperança no porvir,
E a força pra prosseguir.
E a força pra prosseguir.
Musica: Guidon
Banda: Crombie
Letra: Paulo Nazareth
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Uma semana depois...
Minha ultima postagem há uma semana atrás, falava sobre os Jogos olímpicos de 2016 que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, diga-se de passagem, uma das mais belas cidades do Brasil.
Pouco mais de uma semana depois desta conquista inédita para o Brasil o Rio de Janeiro presencia uma terrível guerra entre policiais e traficantes, deixando muitos mortos. A seguir um trecho da reportagem retirada do site de noticias da UOL.
“Chega a 25 o número de mortos em confrontos entre policiais e traficantes no morro dos Macacos, zona norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, 18 mortos são criminosos. Além dos três policiais que morreram após o helicóptero em que estavam ser derrubado no sábado (17), três civis também morreram. As mortes aconteceram no fim de semana e na segunda-feira (19).”
Essa noticia rodou o mundo, e ficou a questão no ar. Será que o Brasil terá estrutura para sediar os Jogos Olímpicos de 2016? Espero que a felicidade de alguns dias atrás não seja abalada por isso. Mas fica difícil, imaginem as famílias lamentando as perdas de seus familiares, o sofrimento, a angustia, o desespero.
Fica um desafio a nós, interceder por estas famílias, e orar pelo Brasil, pois eu acredito que ainda há esperança. E mesmo com tudo isso eu ainda digo...
Orgulho de ser BRASILEIRO
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Rio 2016
Há pouco tempo atrás o Brasil obteve a grande conquista de ser o primeiro país da America do Sul a sediar os jogos olímpicos. Os jogos serão realizados no Rio de Janeiro. E aconteceu algo interessante, talvez não positivamente.
Eu estava na cidade de São Paulo, e não houve nenhuma mobilização, nem sequer vi pessoas alegres por este fato. Não fazia diferença nenhuma para as pessoas, algo que pareceu tão importante para alguns, conquistado com muita luta. Algo que deveria ser alegria de toda nação brasileira, comoveu apenas parte da população. Será que ainda existe esperança para um Brasil unido?
Esperamos que com o espírito dos jogos olímpicos algo surpreendente aconteça com os brasileiros. Um povo tão conhecido por sua famosa recepção calorosa. Que os atletas e todas as pessoas que vêem de outros países, não conheçam o Brasil da corrupção, o Brasil da violência, o Brasil das crueldades, do abuso infantil. Peçamos a Deus, que mude nossa nação. E que desta forma os turistas conheçam o Brasil da alegria, o Brasil do futebol, o Brasil dos esportes, o Brasil da liberdade, o Brasil da mistura das raças, o Brasil de Deus. Pois como diz o ditado... “Deus é Brasileiro”
Deus Abençoe nossa nação!
Orgulho de ser BRASILEIRO!!!!
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Simplesmente como Jesus
O que aconteceria se você trocasse de lugar com Jesus por 24 horas? O que aconteceria se um dia você acordasse um dia com o coração de Jesus? Com seus mesmos afazeres, com seus mesmos trabalhos, sua rotina exatamente igual, o que mudaria é que seu coração teria uma folga, o coração de Jesus trabalharia no lugar dele.
Alguém notaria alguma diferença em você? Seus amigos veriam uma alegria diferente em você? Os pobres seriam tratados da mesma maneira? Os seus empregados seriam tratados diferentes? Com certeza sim. Então o que estamos esperando pra ter tais atitudes? Não é nada fácil termos as atitudes de Cristo.
E porque não temos a atitude de Cristo, se nos dizemos seus seguidores? Por que não fazemos as escolhas que ele faria se ele estivesse em nosso lugar? Por que não conseguimos ter o coração de Cristo em nós?
Uma boa noticia, nós temos em nós o coração de Cristo. Exatamente, é o que diz Paulo. “Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim.” E se Cristo vive em nós porque continuamos pecando? A velha natureza está sempre nos derrubando. Sempre iremos pecar, mas Deus estará sempre conosco nos perdoando e nos ajudando a levantar.
Não podemos comprar o amor de Deus. Se pecamos, Ele não nos ama menos, se fazemos sua vontade, Ele não nos ama mais por isso. O amor de Deus é infinito, nunca cessa.
“Deus nos ama como nós somos, mas se recusa a deixar-nos como estamos. Ele quer que sejamos, simplesmente como Jesus.”
Baseado no primeiro capitulo do livro “Simplesmente como Jesus” do autor americano Max Lucado.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Antes do Próximo vem Você
Em tempos de pós modernidade, que temos tanta dificuldade de nos relacionarmos, parece tão difícil deixar de lado o computador, a televisão, os estudos, o trabalho, e muitas outras coisas que ocupam nosso tempo.
Apesar dessas dificuldades de relacionar-se sempre temos tempo para vermos algo na vida de nosso próximo, apontar defeitos, muitas vezes com boas intenções até, mas será que não deveríamos ver isso em nós primeiro? Será que não devemos primeiro corrigir os nossos erros, para depois sim tentarmos ajudar ao próximo?
Claro que nunca conseguiremos corrigir todos os nossos defeitos, e também não os do próximo, mas antes de pastorearmos a vida de outras pessoas, devemos pastorear a nossa vida. Como posso exortar o próximo se erro na mesma circunstancias que ele.
Jesus mesmo diz que os hipócritas fazem tal coisa. Como pode querer tirar o cisco do olho do irmão, se tem um tronco na frente do seu próprio olho. Dessa forma tire primeiro o tronco que está no seu olho, para que enxergue bem para poder tirar o cisco do olho de seu irmão.
Vamos nos policiar mais em relação a isso, de maneira nenhuma deixemos de ajudar o nosso irmão que está em pecado, mas antes vamos tentar melhorar, para que dessa forma o que dissermos tenha mais respaldo.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Desde pequeno
DESDE OS TEMPOS DE MENINO, AGORA SEI
A TUA GRAÇA ESTEVE SOBRE MIM
LÁ EM CASA EU APRENDI A TE AMAR
E A CADA DIA FOSTES SENDO MEU
POR TANTAS VEZES QUASE QUE EU MORRI
MAS TINHAS MUITA VIDA PREU VIVER
E QUANDO EU TENTEI FUGIR DE TI
FIQUEI SABENDO O TANTO QUE SOU TEU
AH ! HOJE EU SEI QUE ESTAVAS ALI
QUANDO EU TIVE QUE EM FIM ME ENXERGAR
A MINHA ALMA CHORAVA A SEU MODO
ESCREVENDO CANÇÕES PARA TI
AH! ME SEGUISTE POR TANTAS ESQUINAS
ME GUARDASTE NOS BECOS SOMBRIOS
ME LEVASTE AOS PORÕES DA MINHA ALMA
ME TROUXESTE DE VOLTA PRA CASA
HOJE EU SEI QUE ESTAVAS ALI
EU VIVI ENTRE AS FORTES MURALHAS
QUE TUA GRAÇA ERGUEU SOBRE MIM
ANTES MESMO DO TEMPO EXISTIR
STÊNIO MARCIUS
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A Era do Gelo
Estamos vivendo na pós-modernidade, e estes tempos as pessoas não mantêm relacionamentos saudáveis, as pessoas são distantes umas das outras, tem dificuldade em adquirir confiança e a maioria da população possui algum tipo de preconceito.
Esta “Era do Gelo” tem distanciado famílias e amigos, ferramentas das pós modernidade podem contribuir com isto, tais como internet, televisão e outros mais, por estas coisas, estamos deixando de lado o relacionamento pessoal, e trocamos relacionamentos saudáveis por outras coisas que apenas satisfazem o ego.
Para estarmos bem com Deus também devemos estar em comunhão uns com os outros. Muitas vezes isso é uma tarefa difícil, pois todos sabemos que lhe dar com pessoas não é fácil. Devemos perdoar as pessoas e pedir perdão mesmo quando estamos errado, devemos pedir perdão e perdoar as pessoas.
“Se afirmamos que temos comunhão com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porem, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:6-7)
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Uma oração ao Diabo
Diabo, capeta, satanás, príncipe das trevas, pé redondo, cremunhão, infeliz das costas oca, cavalo da moléstia, Didi, tanto faz, qualquer nome da na mesma. O que é uma oração ao diabo? Pedir coisas a ele? agradecê-lo por coisas que ele fez por você? Fazer um pacto com ele? Sim, isso tudo é uma oração ao diabo, mas quero falar de outra oração ao diabo.
Russel Shedd diz que, quem reclama faz uma oração ao diabo. E todos nós vivemos reclamando de muitas coisas que para outras pessoas seria um grande privilégio poder reclamar de tal coisa.
A reclamação irrita as pessoas próximas a nós, e também nos afasta delas, é uma coisa que irrita quem ouve. E Shedd tem razão, quem ora está fazendo uma oração ao diabo. Temos que agradecer por tudo, relamente tudo. Pela dor de barriga, pelas dificuldades, pela coisas que não são boas, não apenas por aquilo que é bom para nós, pois também nos momentos ruins, vemos que Deus esta presente nos ajudando.
Vemos nesses momentos que Deus nunca nos abandona, apesar de sermos como nós somos.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Missionário ou Impostor?
A palavra “missionário” significa alguém que tem uma missão, pessoa incumbida de alguma tarefa a ser realizada, pessoa incumbida de levar uma mensagem á alguém.
Sempre que pensamos nesta palavra no contexto cristão, pensamos em uma pessoa que largou tudo, e está morando na África, ou então morando entre os indígenas, pensamos que esta pessoa tem que sofrer, passar dificuldades, levar o evangelho escondido.
Mas este não é o conceito de missionário que deveríamos ter, todos nós devemos ser considerados missionários ou impostores, por que temos conhecimento da mensagem da salvação, da cruz de Cristo, do sacrifício que Ele fez por nós. Somos nós que conhecemos o único caminho para a salvação. E ao conhecermos isto é nosso dever ser um missionário, levando para o sentido de levar a mensagem as pessoas. Se não estamos levando essa mensagem, pode-se dizer que somos impostores.
Nós sabemos a verdade, temos duas escolhas a fazer, levar a verdade e cumprirmos a nossa missão, ou ficarmos parado negligenciando aquilo que um dia chegou até nós, e nos da a oportunidade de sermos salvos.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
A princesa indígena
Havia uma princesa belíssima em uma tribo indígena, ela era a filha do cacique, uma moça com uma beleza jamais vista antes. Todos da tribo indígena gostavam dessa princesa, pois alem de bela era muito simpática com todos.
Todos os rapazes da tribo gostariam de se casar com ela. Certo dia, ela manifestou o desejo de se casar, então seu pai procurou um noivo pra ela. Os dois logo se apaixonaram, e estavam prestes a se casar, uma doença atingiu toda a tribo, ninguém sabia do que se tratava, mas a doença estava matando muita gente.
Então o cacique fez uma reunião com as pessoas mais importantes que conseguiu reunir no mundo todo. No meio desta reunião um homem muito velho e sábio disse que a doença só iria parar de matar as pessoas se a princesa subisse na montanha mais alta e se atirasse de lá. A menina ficou com medo, mas não tomou nenhuma atitude. Um tempo depois seu noivo adoeceu, então ela despediu-se dele e se jogou da montanha mais alta. E assim a doença foi curada.
Esta história é uma lenda, porem lembra algo? Te lembra alguma história mais conhecida? Reflita sobre elas, e pense se algo em sua vida deve mudar, pois alguém já morreu por você.
Lenda retirada do livro “A Cabana” de William P. Young
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Dêem a Deus o que é de Deus
Essa frase faz parte de uma passagem bíblica muito conhecida, quando Jesus chega ao templo e se depara com aquele comercio na casa de seu pai, o que lhe provoca um sentimento de ira. Então ele pega uma moeda, e faz uma pergunta aos que estão ali. “De quem é o rosto nesta moeda? ’’ E o respondem que é o rosto do imperador César. E Jesus diz, para darem a César o que é de César, e dar a Deus o que é de Deus. Mas o que é de Deus?
O que nós devemos oferecer a Deus? Na verdade não somos dignos nem de pronunciar seu nome, mas por seu imenso amor, ele nos da oportundade de podermos adorá-lo através de Jesus Cristo, e através de nossos relacionamentos, mas o que Jesus queria dizer com a frase “Dêem a Deus o que é de Deus” ?
A imagem na moeda era de César por isso Jesus manda que dêem as moedas a César, mas o que tem a imagem de Deus? Como podemos defini-la? Podemos ver no relato da criação de Genesis que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Existe muita polemica em relação ao que é esta imagem e semelhança, mas o fato é que fomos criados a imagem de Deus, por isso devemos nos entregar totalmente a Ele.
Fomos feitos a imagem de Deus, por isso Jesus diz “Dêem a Deus o que é de Deus”. Ao dizer isso ele estava dizendo, entreguem suas vidas a Deus, pois vocês são a imagem dEle, e foram criados para o adorá-lo.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
H1N1
Estamos vivendo dias de pânico no mundo inteiro, causado pelo vírus H1N1, conhecido também como gripe suína. A OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou o vírus como uma pandemia, ou seja, algo que incontrolável. Isso tem deixado muitas pessoas com muito medo. Algumas estatísticas dizem que cerca de setenta milhões de pessoas sejam atingidas pelos vírus até o fim deste ano.
Imaginemos agora que todos nós somos pais, e temos apenas um filho, e neste filho encontraram a substancia que pode se criar a cura para o vírus H1N1, e para que a cura alcance a todos, seria necessário de todo o seu sangue, assim tendo que sacrificar sua vida, para que outras pudessem ser salvas. O que nós faríamos?
Entregaríamos nosso filho, o deixando morrer? Ou deixaríamos outras pessoas morrerem?
Na verdade isso já aconteceu, não com o vírus H1N1, mas com a raça humana, todos estavam doentes, e presos pelo poder das trevas, mas Deus não pensou duas vezes e entregou seu único filho Jesus Cristo, e ele morreu por nós, para nos livrar do poder do pecado e das trevas. E este sacrifício deve ser lembrado por nós e devemos alem de lembrar honrá-lo. Pois com certeza nenhum de nós faria isso por alguém.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Em nome de Jesus, amém
Sempre que oramos ou escutamos alguém orando, terminamos e vemos as orações terminarem com o termo ‘em nome de Jesus, amém.’ Sabemos que a palavra amém significa assim seja, mas porque usamos então o termo ‘em nome de Jesus’? E o utilizamos sem saber seu significado.
A verdade é que no Antigo Testamento podemos ver que apesar do relacionamento intimo de muitos com Deus, na verdade nenhum ser humano é digno de se dirigir a Deus, nem ao mesmo para adorá-lo. E não é isso que nos é ensinado hoje na igreja, pois vemos que o culto é vertical, ou seja, de nós para Deus, quando na verdade deveria ser horizontal, uns para outros, e dessa forma agradando a Deus.
Porem no Novo Testamento Jesus veio até nós, tornando possível chegarmos diante de Deus, logicamente falando em linguagem figurada, pois sabemos que não podemos ter dimensão da glória de Deus, ou seriamos totalmente consumidos. Através de Jesus, podemos ter relacionamento com Deus, ele nos deu esta liberdade, pois por meio dele, o véu se rasgou de cima a baixo, para que tenhamos livre acesso ao Pai.
E por isso no final de cada oração dizemos, em nome de Jesus, pois é através dele que temos condições de falar com Deus, pois nós não somos dignos nem de prestar culto a Deus. E devemos ter consciência disso, mas pelo sangue de Jesus nós somos lavados.
Lucas Fernando Borba dos Santos
domingo, 26 de julho de 2009
Só um pouco?
Certamente você, assim como eu já recebeu algum e-mail dizendo Deus do algo sobre como passamos tempo vendo um filme, e não temos tempo para ir ao culto. Passamos horas assistindo televisão e não temos alguns minutos para orar. Dizendo que deveríamos separar um tempo para Deus.
Podemos até concordar com estas verdades, mas será que só um poço do nosso tempo é suficiente para entregarmos a Deus? Será que Deus ficaria satisfeito de assistirmos menos televisão e orarmos dez minutos? Será que Deus ficaria satisfeito se invés de assistirmos um filme fossemos uma vez na igreja?
Penso que devemos dar todo o nosso tempo a Deus, e porque não podemos estar perto de Deus vendo um filme? Porque não podemos estar junto com Deus em um estádio de futebol? Porque não podemos estar junto com Deus em nosso namoro?
Deus deve estar presente em cada momento de nossas vidas, em cada passo, em cada atitude podemos vê-lo presente conosco, em simples detalhes Ele cuida de nós. Por isso só cabe a nós tentar cada dia mais ter um relacionamento direto com Deus, independente do local onde estejamos, Deus deve estar em nossos corações, não em atividades ou programações.
Lucas Fernando Borba dos Santos
sábado, 18 de julho de 2009
Novo Nascimento
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Eu assumo
Com certeza você, assim como eu, já fez “cagadas” na vida. Ultimamente fui acusado de varias coisas, que mesmo pequenas nos incomodam, ainda mais quando não somo culpados de todas elas.
Estamos sempre fazendo coisas erradas, mesmo que não tenhamos a intenção de fazê-las por mal, mas é a natureza humana que habita em nós. Como já dizia Paulo, o bem que quero não consigo fazer, mas o mal que não quero estou sempre fazendo.
Eu não vejo melhor atitude a ser tomada diante de tais situações do que assumirmos a culpa, mesmo que não tenhamos culpa, ou talvez julguemos não tê-la, as vezes erramos por confiar demais em outras pessoas e elas não cumprirem com aquilo que era o combinado, talvez não por maldade também. Mas muitas vezes teremos que assumir por isso.
Certa vez fui confrontado por sempre assumir a culpa, e me desculpar, e parei para pensar, depois de algum tempo cheguei a conclusão que prefiro continuar assumindo a culpa por confiar nas pessoas, pois sei que um dia não assumi minha culpa, e uma pessoa morreu sem ter feito nada, simplesmente por que me amava.
Deveria ter sido eu morto, mas inocentemente morreu pelos meus erros, e eu você, pois alguém também morreu por você e pelo seus erros, pois acreditava em você.
Temos que acreditar mais nas pessoas, mesmo que isso custe algumas coisas para nós, pois alguém já assumiu toda nossa culpa, e através disso somos sempre perdoados.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Mais que vencedores
Há um tempo atrás escrevi um texto sobre pessoas vencedoras, no texto dizia, que uma pessoa vencedora não nasce pronta, mas passa por um processo de aprendizagem até que chegue onde quer.
Um brasileiro que a maioria de nossa população considera um vencedor se chama Ronaldo Nazário o “Fenômeno”. Passou por varias contusões serias, ficou muito tempo sem jogar, e sempre deu a volta por cima, conquistando assim milhares de fãs por todo o mundo, e mesmo depois de contusões tornou-se o melhor do mundo.
Porem Ronaldo nunca teve uma vida exemplar fora de campo, mas sempre conseguiu desviar as atenções para o gramado com sua incrível habilidade, e como ele existem muitas outras pessoas com inúmeros talentos. Fico me perguntando como seria se essas pessoas dedicassem seus talentos a Deus, qual seria a repercussão?
Deus da talentos a todos nós, e o que estamos fazendo com eles? Será que estamos aproveitando eles da melhor maneira? Não deveríamos fazer como Ronaldo? Sermos os melhores naquilo que fazemos, já que estamos fazendo pra Deus. Fica para nós esta simples tarefa, fazermos o melhor pra Deus, e desta forma com certeza receberemos recompensas muito maiores do que qualquer um pode receber aqui na terra.
Pois com Cristo somos mais que vencedores. O que determina onde conseguiremos chegar é a nossa fé.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Só existem oportunidades em meio a riscos
A vida é feita de oportunidades, a cada dia surgem novas oportunidades que aceitamos ou não, e isso nos leva a oportunidades novas, ou também pode nos levar a frustrações. As frustrações só vêm em meio as expectativas, porem sem elas não podemos evoluir, para crescermos é necessário também por decepções.
Ao assistir um filme denominado “Quase deuses” me deparei com uma frase que me chamou muito atenção. “Onde você vê riscos, eu vejo oportunidades”. Era o que dizia o médico ao se deparar com uma cirurgia na qual ninguém acreditará no sucesso, pois havia uma chance de morte de uma criança muito grande, porem ele acreditou na oportunidade de salvar a vida da criança.
Em nossas vidas ocorrem muitas oportunidades as quais deixamos de lado, devido aos ricos que elas trazem junto a si. Mas as vezes devemos aceitar certos desafios e correr riscos, para que possamos conseguir crescer, e mesmo no fracasso, tirarmos lições.
Aprender a trabalhar com oportunidades está em nosso dia-a-dia, e com riscos, vemos que trabalhar sob pressão pode ser mais difícil do que parece, mas os resultados também podem surpreender.
Jesus viu oportunidades em 12 homens, mas ele sabia dos riscos, porem confiou neles, e lhes deu uma missão, eles falhavam sempre, podemos ver isso no exemplo de Pedro, que sempre fazia um gol contra e um a favor, mas Jesus viu oportunidade naquelas vidas.
Devemos fazer como Jesus fez, acreditar e correr riscos. Acreditando em nós, e também em pessoas de nossa confiança, pois as oportunidades estarão sempre surgindo, mas sempre trazendo os riscos com elas.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 3 de junho de 2009
CMESP
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Quase tudo é temporal
Quase tudo é temporal
temporal porque está sujeito
ao sujeito chamado tempo
que é mais que momento
que não se confessa
pois não sente culpa de nada
nõo vê minha pressa em displicente caminhada
Segue até passeando
deve ser por isso que demora
parece que tá brincando
pensando que não tem hora
O tempo que vivo aqui
o tempo de agora
o tempo que está por vir
que venha sem demora
Música: Banda Crombie
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Um vencedor não nasce pronto
Todos nós já estamos cansados de ouvir a famosa história que já nascemos vencedores pois vencemos a corrida entre milhões de espermatozóides, e por isso não importa o que acontecer já somos vencedores. Tudo papo furado.
Pra falar a verdade até, pra mim isso é motivação pra quem não deu certo, ou não conseguiu um resultado esperado em algo. Uma pessoa vencedora não nasce pronta, tem que ser trabalhada e desenvolvida para que se torne boa naquilo que deseja.
Obviamente algumas pessoas nascem com dons especiais, e tem facilidade de aprender certas coisas. Mas não pode se conseguir nada sem trabalho, esforço e dedicação. Na vida passamos por períodos de formação do nosso caráter e esses períodos são fundamentais para que tudo o que desejarmos fazer de certo ou não, é um momento crucial, hora de escolhas, de acertos e erros, que definirão se seremos ou não vencedores.Existirão momentos bons e ruins, porem o mais importante é perceverar, e nunca desistir.
“O verdadeiro vencedor, não é aquele que não cai, mas sim aquele que sempre levanta após a queda. Não importa quantas vezes você cai, mas sim quantas vezes você se levanta”.
Lucas Fernando Borba dos Santos
domingo, 10 de maio de 2009
Dia das Mães
Todos os anos no segundo domingo do mês de maio é comemorado o dia das mães. Como falar sobre as mães? Como descrever estas mulheres que fazem tanto pelos seus filhos?
Mãe é qe nos cria, quem nos da amor, aquela que deixa de dormir pra cuidar de nós, que deixa de comer para nos dar comida, que deixa tudo, para nos dar tudo. Podemos então dizer que mãe é tudo. Não existe coisa mais legal que mãe.
Mãe é quem briga com agente, mas fica louco se alguém brigar no lugar dela. Ela briga por que ama, e sempre diz isso. "eu brigo com você, porque eu te amo".
Por isso neste dia devemos agrada-las, paparica-las, dar presentes e fazer todas as suas vontades, pois este é um dia simbólico, afinal todo dia, é dia das Mães!
E hoje aqui gostaria de agradecer minha mãe, por sempre ser a melhor mãe do mundo. Espero que ela continue sempre sendo assim. Mamusca, Obrigado por tudo. Parabens a minha irmã, que é a mais nova mãe da familia.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 6 de maio de 2009
1 + 1 = 1
Um mais um, nem sempre é igual a dois. Durante o ultimo final de semana tive a oportunidade de participar de um intercambio entre as igrejas presbiterianas independentes de Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Durante este tempo gostoso de conhecer pessoas novas, interagir com realidades diferentes, brincar, comer e se divertir, podemos tirar varias lições uns com os outros, e alem disso saber que não são duas igrejas distintas, mas sim apenas uma no corpo de Cristo.
Talvez seja devido a isso tantas amizades surgiram de uma maneira tão fácil, e quem sabe não rola um romance ai né galera? O mais importante disso tudo é saber que temos irmãos engajados na mesma tarefa que a nossa em lugares distintos, e saber que podemos contar uns com os outros, doando-se inteiramente para benefícios mútuos, e nos pastoreando.
Com certeza esse intercambio marcou a vida de todos que participaram dele, e que venham muitas outras experiências como esta. Vou finalizar aqui com uma equação simples.
"Presidente Prudente + São José do Rio Preto = Família de Deus"
Lucas Fernando Borba dos Santos
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Humildade não é pobreza!
As pessoas costumam confundir esses dois conceitos, humildade e pobreza. São conceitos distintos. Para uma pessoa ser humilde não há necessidade de ela ser pobre. E da mesma forma, para uma pessoa ser pobre, também não há necessidade de ela ser humilde.
A humildade é uma virtude do homem, ser humilde é algo muito amplo que vai muito alem de possuir ou não bens materiais. Existem muitas pessoas com muitas riquezas que são muito mais humildes do que varias pessoas que “não tem se quer onde cair morto”.
O conceito da palavra humildade é muito amplo. Pode ser comparado a servidão, reconhecimento dos erros, saber a hora certa de fazer as coisas, poderia se dizer que é o oposto da palavra orgulho.
A humildade pode ser um exercício, o qual nós podemos exercitá-la dia a dia. Quanto mais conseguirmos exercitá-la, mas estaremos sendo humildes. E a humildade começa com pequenas atitudes, uma de cada vez. Até que passo a passo podemos ir nos tornando pessoas humildes.
Porem de fato não existe uma pessoa que tenha atingido a plenitude da humildade, pois isso é possível a uma só pessoa. Jesus Cristo. Por isso devemos buscar cada dia mais a humildade, independente de bens matérias, para que dessa forma sejamos cada dia mais parecidos com Jesus Cristo.
Lucas Fernando Borba dos Santos
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Se não puder ser inteligente... Seja engraçado
A inteligência e sabedoria é uma das maiores virtudes do ser humano, algo que não pode ser roubado pelas pessoas. A sabedoria é um processo de construção de nosso conhecimento que não é nada simples, muito ao contrario, é um processo difícil, e que leva muitos anos. Além disso, nunca terminamos de construí-la.
Muitas pessoas não tem o habito de treinar sua inteligência, e o que elas fazem é se tornarem engraçadas para atrair as pessoas, afinal, quem não gosta de estar perto de pessoas “alegres” e que estão sempre nos fazendo rir.
Mas não podemos nos ater simplesmente apenas em sermos engraçados, devemos usar o nosso humor para algo inteligente, devemos tirar lições dentro do humor. O humor na minha opinião é uma das mais belas artes, e se ela for bem utilizada tem um poder de persuasão muito grande, e pode conduzir as pessoas de maneiro incrível.
Assim como existem pessoas muito engraçadas e sem inteligência, existem também pessoas extremamente inteligentes e que não sabem explorar o senso humorístico.
Se nós soubermos explorar o senso de humor inteligente, com boas criticas, seremos ótimos comunicadores, sendo isso em qualquer setor, pois isso atrai as pessoas, e as deixam presas naquilo em que você quer dizer.
Lucas Fernando Borba dos Santos
segunda-feira, 13 de abril de 2009
O verdadeiro sentido da Páscoa
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Dia da mentira X Vida da verdade
Todos nós conhecemos o dia primeiro de Abril como o dia da mentira, neste dia todos gostamos de fazer brincadeiras e pegadinhas com nossos amigos. Não sejamos hipócritas, eu em particular faço este tipo de brincadeira, que em meu modo de ver não há problema algum.
Porem devemos estar atentos as verdades e mentiras da nossa vida, quando essa brincadeira passa a se tornar mais séria podemos começar a ter problemas. Lembro de um amigo meu, cujo estudamos juntos por poucos meses, mas neste curto período, eu e meus colegas pudemos perceber que ele era um grande mentiroso, e por isso colocamos nele o apelido de primeiro de abril.
O que tem que ser acima dessas brincadeiras é a verdade da nossa vida, devemos viver sem mentiras, para que elas não passem de simples brincadeiras para grandes problemas.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida...”. Que nós possamos guiar nossas vidas nesta verdade, a soberana verdade de Jesus Cristo.
Lucas Fernando Borba dos Santos
segunda-feira, 30 de março de 2009
A hora do planeta
sábado, 21 de março de 2009
Viva Cristo, se necessário fale - Amizades
Conhecemos um ditado popular que diz “diga com quem andas, e direi quem tu és”. Nosso circulo de amizade revela muitas coisas as pessoas. Podemos interpretar esse ditado da seguinte maneira. A primeira é que seremos iguais as pessoas que convivemos, se são racistas também seremos, se são bandidos também seremos, se são “boas pessoas” também seremos.
Mas não é bem assim que deve funcionar, devemos estar envolvidos com todos os tipos de pessoas, sendo elas cristãs ou não, pois o próprio Cristo disse: “eu vim para os perdidos e não para os salvos”
Vivermos Cristo neste contexto é muito importante para que essas pessoas sintam a diferença em nossas vidas. Pois se estamos no meio delas é para sermos diferentes, para que esse ditado não se cumpra em nossas vidas. São com pequenos gestos que as pessoas vêem a diferença em nossas vidas, e muitas vezes podem ter suas vidas transformadas.
Muitas vezes queremos fazer muita coisa ao mesmo tempo, mas temos que ir com calma, uma coisa de cada vez. Sem nos precipitarmos, e as amizades devem funcionar desta maneira, com calma e tranqüilidade, deixando que Deus haja na vida das pessoas através de nossas atitudes.
“Podemos mudar o mundo com um pequeno gesto de carinho e amor de cada vez”
Lucas Fernando Borba dos Santos
sexta-feira, 13 de março de 2009
Viva Cristo, se necessário fale - Familia
É com a nossa família onde crescemos e nos desenvolvemos, é com nossa família que aprendemos praticamente tudo em nossa formação. Aprendemos a andar, aprendemos a falar e muitas outras coisas.
Dentro de nossa família, temos uma oportunidade de viver a Cristo também, sem precisarmos falar diretamente de seu amor, podemos mostrar para a nossa família com nossas atitudes esse amor, sendo ou não seguidores de Cristo sua família.
Também podemos mostrar isso para as outras pessoas, aqueles que vêem de fora, pode se espelhar e sentir a presença de Deus através de sua família. Devemos dar muito valor a nossa família, pois é com ela que sempre poderemos contar quando precisarmos.
É comum que em todas as famílias haja discussões, brigas e desentendimento, pois isso ocorre em todos os lugares onde existe relacionamento, e com a intimidade isso ocorre de maneira mais fácil.
Lucas Fernando Borba dos Santos
Mas isso deve ser controlado, Deus deve estar a frente da família, por isso devemos controlar o que acontece com nossas famílias. E para isso devemos pedir a Deus que nos abençoe para que tenhamos calma quando necessário, e também possamos ser firmes e rígidos quando preciso, e tomarmos sempre a atitude mais sensata de acordo com Deus.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Viva Cristo, se necessário fale - Palavras
Outra maneira de viver o evangelho é com as palavras, não diretamente pregando o evangelho, mas sim usando as palavras adequadas para o nosso vocabulário. Tem coisas que não devem ser ditas por nós, que acreditamos e seguimos o evangelho.
Mas existem uma serie de coisas que influenciam o nosso vocabulário, uma delas é a regionalização. Em cada lugar falamos de um jeito diferente, com palavras diferentes em cada cultura. Uma mesma palavra pode ter um significado em um lugar, e em outro lugar terá um significado completamente diferente.
Outro fator de influencia é a maneira como falamos, podemos dizer a mesma coisa de varias maneiras diferentes, com intensidades diferentes. Devemos tomar cuidado como a pessoa irá receber o que você está falando.
Também existem as gírias que falamos, que também é algo muito regional, apenas devemos tomar cuidado onde as falamos, para que as pessoas não entendam de maneira errada.
Tudo aquilo que falarmos deve de certa forma abençoar as pessoas. A bíblia nos diz que não deve sair de nossas bocas palavras torpes.
Que nossas palavras sejam mais uma forma de testemunharmos a Cristo.
Lucas Fernando Borba dos Santos
segunda-feira, 2 de março de 2009
Viva Cristo, se necessário fale - Amor
Essa é uma das frases mais conhecidas de Francisco de Assis. Eu gosto muito desta frase, por tudo que ela representa, se formos verdadeiros servos de Cristo, não cabe a nós anunciarmos a ele com palavras. Existe varias maneiras de vivermos a Cristo, e em alguns textos pretendo falar sobre algumas maneiras de vivermos a Cristo.
A primeira maneira de vivermos a Cristo é amando ao próximo, cada atitude que temos reflete um sentimento, seja ele de raiva, amor, carinho, tristeza, alegria. Tudo isso é refletido em tudo o que fazemos, e muitas vezes estamos sendo observados por alguém. E essa pequena atitude pode mudar a vida de alguém sem você ao menos saber.
Apesar disso, não devemos fazer as coisas pensando no que os outros vão pensar ou dizer, mas sim pelo amor ao próximo e por amor a Deus.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
O chamado
Este é o tema do acampamento de carnaval 2009 da Igreja Presbiteriana Independente Central de Presidente Prudente.
Esta é a hora de darmos uma passo de fé, e encorajados pelo Espírito Santo de Deus ouvir o nosso chamado.
Será um tempo de muitas bençãos assim como tem sido todos os anos. Muitas bençãos e o poder supreendente de Deus agindo sobre nossas vidas.
Esperamos muito deste acampamento, e estamos orando pra que tudo aconteça de acordo com a vontade de Deus.
Amanhã (sabado 14/02) teremos na IPI central um culto pré acampamento, e todos estão convidados para uma prévia do que estará acontecendo por lá.
Espero vocês para juntos ouvirmos "O CHAMADO"
Lucas Fernando Borba dos Santos
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
2009
Já se passou um mês em 2009, as férias ja acabaram para muitos, e mais um ano temos muitas expectativas.
Para alguns esperam um bom emprego, outros uma namorada, alguns esperam ter um sinal de vida, esperam ter alguem para se espelhar, procuram um futuro melhor.
Todos os anos são exatatamente iguais, vivemos esperando coisas melhores, corremos atrás de dinheiro, saúde, paz e etc. Que neste ano seja diferente, que possamos nos voltar para a vontade de Deus em nossas vidas. Se Deus quiser que nao tenhamos prosperidade financeira, que assim seja, Ele terá algo para lhe mostrar através desta situação. Se Deus quiser que fiquemos solteiros, que assim seja, se Ele quiser que fiquemos doentes, que assim seja. Que a vontade de Deus em nossas vidas seja a prioridade. Pois através dessa vontade com certeza teremos algo melhor em nossas vidas. Talvez nao consigamos perceber isso, mas Deus está no controle das nossas vidas.
"Deus começou uma boa obra em você, e é fiel pra completa-la"
Lucas Fernando Borba dos Santos
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Velozes e Furiosos
Este é o tema do mais novo seminário que será ministrado no TeenStreetBrasil pela turma do JV na Estrada.
" VELOZES E FURIOSOS"
Juventude pronta pra fazer a diferença com bala na agulha
Como podemos trabalhar com a juventude na pós modernidade respondendo à essencia de Romanos 12:2?
"FURIOSOS" por nao nos conformarmos com o estado da juventude pos moderna, buscando fazer a diferença.
"VELOZES" para termos métodos e cartas na manga em qualquer hora, bala na agulha.
Como os jovens podem trabalhar em suas igrejas? apresentaçao de trabalhos como Celulas, discipulado, ICE (igreja, casa e escola) e outros módulos de trabalho com a juventude.
Como podem usar os seus dons e talentos a serviço do Reino? ( apresentaçao de mnisterios, terra dos palhaços, magicas, contadores de historias).
Trabalharemos com dinamicas e fecharemos o seminario destacando a importancia do tempo devocional individual e estimulando-os a analisar thaem quais areas e com quais pessoas podem trabalhar em suas igrejas locais.
TeenStreetBrasil 2009
www.jvnaestrada.com
www.teenstreetbrasil.com.br
Lucas Fernando Borba dos Santos
Pedro Agusto de Souza Brambilla
Assinar:
Postagens (Atom)